Atualidade

Catarina Jacob recorda Morangos com Açúcar: “Na rua queriam bater à minha irmã”

Afastada do protagonismo que a televisão confere a qualquer pessoa, a Laura da série juvenil da TVI continua a mostrar-se em público através da moda, mas é o trabalho na Clínica Luso Espanhola, de cirurgia estética, que a completa profissionalmente.

Ainda assim, a vida de Catarina Jacob estará eternamente marcada pela participação em ‘Morangos com Açúcar’, na qual contracenou com a irmã gémea, Raquel Jacob. “Muita gente tem mandado mensagens a perguntar quem é que eu era. Era a Laura, a boazinha. Já passaram 10 anos… E, sim, eu e a minha irmã temos uma relação muito boa. Perguntam há quanto tempo não estou com ela… Eu dou-me muito bem com a minha irmã. Somos irmãs, todos os dias chocamos mas não vivemos uma sem a outra. Eu amo-a muito e ela a mim”, recordou num direto que fez, este fim de semana, no Instagram.

Catarina no novo emprego

Prestes a completar 28 anos, Catarina Jacob está agora de volta à ribalta, uma vez que os ‘Morangos com Açúcar’ atravessaram gerações e estão a passar novamente na televisão, através do canal Panda Biggs. Por isso mesmo, tem sido muito procurada por novos fãs, os jovens de agora, que pretendem saber mais sobre ela.

As constantes solicitações ‘obrigaram’ a gémea boa da trama a recuar no tempo e lembrar as repercussões que a série teve no seu quotidiano e no da sua irmã. Raquel Jacob dava vida a Mafalda, a gémea má da telenovela. “Na rua até queriam bater na minha irmã, achavam mesmo que aquilo era real, principalmente as pessoas mais idosas. Tivemos alguns momentos complicados, com a minha irmã prestes a levar na tromba”, contou.

As gémeas Laura e Mafalda em Morangos com Açúcar

Ainda assim, para Catarina, a participação naquela novela “foi uma experiência muito gratificante” que lhe proporcionou muitos ensinamentos. “Eu tinha 17 anos, saí do Porto, deixei a escola, deixei os pais, deixei tudo. Fomos para lá, para Lisboa, e fomos atiradas aos lobos, tivemos que saber lidar com isso.”

Desses tempos, recorda ainda um episódio curioso: “Gostei muito da minha personagem que, tal como a da minha irmã, não era para ser do Norte. Mas como nós não conseguíamos disfarçar o sotaque, eles tiveram que adaptar. Tenho muito orgulho neste sotaque.”

A encantadora Catarina diz que não tem namorado

De lá para cá, as duas gémeas cresceram bastante e estão agora muito diferentes do que eram a nível físico. Os fãs notam isso mesmo e essa situação trouxe à memória de Catarina um outro pormenor. “Quando fui para Lisboa, tinha o cabelo pela anca. Para entrar nos Morangos tínhamos de assinar um contrato que lhes dava os nossos direitos de imagem. Chegámos lá, disseram-nos para baixar a cabeça e cortaram-nos os cabelos pelo ombro. Eu e a mana estivemos um dia inteiro a chorar.”

Gémeas Jacob sempre foram muito unidas

No que toca a transformações físicas, a Laura daquela série lembrou ainda: “Eu sempre tive o cabelo muito encaracolado, mas fui ao Brasil e fiz um alisamento progressivo.” Depois, assumiu que ela e a gémea colocaram “silicone no peito há sete anos”, mas nunca engrossaram os lábios: “Eu pura e simplesmente caí e abri o lábio de uma ponta à outra. Se virem bem, nota-se a cicatriz. Caí e calhou bem, pois fica muito giro. Gosto dos meus lábios, adoro-os. Costumo dizer que foi um tombo bem dado.”

Sobre a gémea Raquel, que intrometeu-se no direto para a mandar para a cama, Catarina falou dela com muito orgulho e ironia à mistura: “A minha irmã está ótima, mas chata como sempre… (risos) Eu deixei de fazer televisão, mas ela continua. Ainda há pouco tempo participou no ‘Sim, Chef!’, na RTP. Faz o que a completa e, juntas, agora só fazemos moda.”

A terminar, Catarina ainda identificou os traços que a diferem da gémea Raquel: “A minha irmã tem os olhos mais rasgados, eu tenho lábios maiores e cara mais bolachuda. Muitas pessoas distinguem-nos pelo sinal que eu tenho no peito. No resto, a mana é um coração mais doce. A mim, se pisam uma vez, não pisam mais. Mas somos as duas teimosas.”

Catarina Jacob tem muito orgulho nos seus lábios