workshop marionetas

Para todos aqueles que pretendem explorar do ponto de vista do ator o trabalho com as marionetas.

Um curso intensivo de três dias sobre como dar vida a uma marioneta usando a filosofia da Handspring Puppet Company, mestres da criação do êxito internacional, War Horse.

Irão aprender a construir (a partir de elementos rudimentares e de forma ágil) a vossa própria marioneta, e através da mesma, entender como imbui-la de emoção e pensamento. Deste modo, a marioneta não apenas ganha vida mas também se transforma num ser senciente e pensante.

Este trabalho envolverá a co-criação e a interpretação, desenvolvendo competências de escuta, liderança e espontaneidade. Os participantes começarão por manipular uma marioneta individualmente, evoluindo paulatinamente para a manipulação coletiva da marioneta. O método de investigação que será trabalhado é a técnica Japonesa de Bunraku.

Descobrirão como dar voz, como equipa, à personagem. A partir de jogos, exercícios e da improvisação terão a possibilidade de alargar o vocabulário teatral bem como adquirir um conjunto de ferramentas que vos permitirá conceder profundidade emocional e psicológica a qualquer marioneta, ou mesmo a um qualquer objeto sem vida. Alcançar esta demanda prende-se diretamente com a habilidade inata da nossa criança interna para “fazer de conta”.

Pré-inscrição obrigatória através de [email protected] (Palácio do Bolhão, no Porto).