Cultura

The Legendary Tigerman apresenta novo álbum na Europa

O músico português The Legendary Tigerman edita na segunda-feira o álbum “True”, numa altura em que já estará em digressão com as novas canções, com paragens por França, Suíça, Reino Unido e, mais tarde, Portugal, noticia a “Lusa”.

“True” surge cinco anos depois de “Femina”, um dos mais bem sucedidos discos da carreira de Paulo Furtado enquanto The Legendary Tigerman, partilhando na altura o seu blues-rock solitário com várias mulheres, como Asia Argento, Peaches, Maria de Medeiros e Rita Redshoes.

O novo álbum foi editado esta semana em França, Bélgica e Itália e chega na segunda-feira, dia 17, ao mercado português e ao resto da Europa.

“True” tem 13 temas, de matriz blues e rock n’roll, quase todos compostos por Paulo Furtado, que volta a assumir o papel de “one-man-band”, mas desta vez adicionou-lhes bastantes mais instrumentos.

Em “Gone” ouvem-se sopros, com João Cabrita, Miguel Marques e José Raminhos, em “Love Ride” e em “Wild Beast”, há uma secção de cordas e, nesta última, entra um piano com Filipe Melo.

No álbum participam ainda, entre outros, Elisa Rodrigues, Rita Redshoes, A Boy Named Sue, Pedro Vidal, Filipe Costa e Paulo Segadães.

Paulo Furtado fez ainda versões de “Twenty Flight Rock” (de Nelda Fairchild) e de “Green Onions” (gravada pelos Booker T. & the MG’s) e deixa um agradecimento a duas referências: o escritor Charles Bukowski e ao músico Erick Purkhiser, conhecido como Lux Interior, fundador dos Cramps.

The Legendary Tigerman está em França, onde inicia na quinta-feira uma série de apresentações (Marselha, Lyon, Chatêauneuf de Gadagne e Paris). Há ainda uma passagem por Lausanne (Suíça) e por Londres.

Seguem-se depois concertos em Portugal, a começar no dia 27, em Lisboa, na discoteca Lux, seguindo até abril por Cartaxo, Guimarães, Porto, Estarreja, Tondela, Coimbra, Portalegre, Setúbal e Alcobaça.

O novo álbum, a editar pela Sony Music, sai acompanhado por um DVD, com um documentário sobre o processo de realização do disco e uma curta-metragem.

Paulo Furtado, 43 anos, esteve na génese dos Tédio Boys, uma das mais influentes bandas rock independentes, integra os Wraygunn e lançou-se a solo em 2001 com o “Naked Blues”.

Sempre no caminho do blues-rock, The Legendary Tigerman editou os álbuns “Fuck Christmas, I got the blues”, “In cold blood”, “Masquerade”, “Femina” e assinou a banda sonora do filme “Estrada de palha”, em parceria com Rita Redshoes.

Legendary Tiger Man