No próximo dia 29 de setembro chega ao mercado “Expo 1”, uma nova compilação da Deutsche Grammophon que reúne num duplo CD alguns dos mais importantes compositores contemporâneos, entre eles o maestro português Rui Massena, que neste disco se encontra ao lado de nomes como Ludovico Einaudi, Max Richter, Jóhann Jóhannsson ou John Cage.

Rui Massena é assim reconhecido como um dos grandes compositores do atual panorama da música clássica, estando presente em “Expo 1” com a composição “Valsa”, que faz originalmente parte do álbum “Ensemble” (2016), gravado com a Czech National Orchestra, e que chegou ao 1.º lugar do top nacional de vendas.

“Expo 1” reúne uma série de compositores e intérpretes que não mais se regem por trâmites rígidos do que significa a música erudita. “Expo 1” apresenta assim as vozes mais importantes do panorama atual da composição pós-minimalista, onde a música contemporânea clássica e vários estilos de música popular alternativa colidem. O resultado é um caleidoscópio fascinante de estilos e abordagens musicais individuais, tanto na composição como na interpretação.

Jonny Greenwood, Hauschka, Philip Glass, Ólafur Arnalds são outros dos compositores representados em “Expo 1” ao lado do português Rui Massena.

“Berlin by Overnight CFCF Remix”, de Max Richter, interpretada pelo violinista Daniel Hope e o contrabaixista Jochen Carls é editada pela primeira vez em CD nesta compilação. “Expo 1” estará também disponível num LP com 14 temas selecionados a partir do alinhamento do duplo CD, mas também em formato digital e em streaming.

Rui Massena continua em digressão pelo país e já em Novembro próximo estreará o novo espetáculo – Rui Massena Band – no Misty Fest, em Lisboa e Porto.

2 de Novembro: CCB, Lisboa – Misty Fest
11 de Novembro: Casa da Música, Porto – Misty Fest
5 de Dezembro: Conservatori Del Liceu, Barcelona, Espanha
16 de Dezembro: Convento São Francisco, Coimbra
26 de Janeiro – Theatro Circo, Braga
3 de Março – Teatro Micaelense, Ponta Delgada