A Estação de São Bento, os Clérigos, a Sé do Porto, a Cadeia da Relação, o antigo Palácio de Cristal e as igrejas de São João da Foz…são estes alguns dos emblemáticos e magnificentes edifícios da cidade do Porto que caberão, durante todo o mês de agosto, no Forte de São João Baptista, na Foz do do Douro.

“Porto em Miniaturas” é uma coleção da autoria de Agostinho Conceição Gonçalves Teixeira, memorável portuense de gema, composta por três dezenas de maquetas e uma mostra coletiva de fotografias que retratam um Porto do passado e de saudade, fixando os principais monumentos da cidade, com pormenores de grande mestria.

Esta exposição do Porto para o mundo, organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, é de entrada gratuita e estará patente de 1 a 31 de agosto (ver ficha), para receber todos os visitantes portugueses e estrangeiros que queiram visitar a zona mais ocidental da cidade e conhecer mais sobre a história do Porto.

O “Porto em Miniaturas”, um genuíno guia turístico e um espelho da cidade, está inserido na programação das Festas de São Bartolomeu, que arrancaram no dia 2 de julho com a Festa do Livro e decorrem até 4 de setembro. Pela sua localização e diversidade de atividades são uma montra local, nacional e têm, inclusive, um papel importante na resposta à procura turística da zona ocidental da cidade, animando e preenchendo o verão com eventos para todos os públicos.