1053358

É no próximo domingo, dia 5 de Junho, que regressa ao Parque da Cidade do Porto o Mini NOS Primavera Sound, o festival irmão mais novo destinado em especial às famílias e crianças. A edição do ano passado foi um sucesso, tendo congregado mais de 10 mil pessoas que celebraram o espírito da Primavera em família. O Mini NOS Primavera Sound 2016 tem início às 14 horas e mantém a entrada grátis e o Espaço Conforto, uma tenda onde pais e filhos podem descansar e conviver abrigados do sol. O resto é concertos e actividades e “workshops” pedagógicos ligados à música, mas não só.

A nível de concertos, destaque para Luísa Sobral. A cantora, guitarrista e compositora é uma das grandes revelações no meio musical português dos últimos anos e traz na bagagem três discos – “The Cherry on My Cake” (2011), “There’s a Flower in My Bedroom” (2013) e “Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa”, de 2014 e que deverá constituir a base deste espectáculo. A artista diz o álbum relata episódios de infância e que gostaria que as famílias o ouvissem juntas. Como é no palco que ela se sente em casa, tudo se conjuga para uma grande actuação no Porto.

Os They’re Heading West são também “animais de palco”. O álbum de estreia só foi lançado em Outubro de 2015, mas já traziam na bagagem quatro anos e muitos concertos em Portugal e América do Norte. Vão apresentar as canções dos três compositores da banda e também fazer algo de que muito gostam: receber convidados para partilhar a alegria com versões dos temas desses amigos.

O escritor de canções Benjamim voltou para Portugal, em 2013, para se instalar no coração do Alentejo e revolucionar a sua maneira de olhar para o mundo. Construiu o seu estúdio e começou a dar vida às canções de “Auto Rádio”, um disco feito para que todas as pessoas o consigam compreender, que procura histórias únicas e é feito para se ouvir sentado na relva.

Na programação extra, o lisboeta David Santos assume o pseudónimo Noiserv e leva ao Mini NOS Primavera Sound o projecto “Nas tuas mãos”, cujo objectivo é dar liberdade aos mais novos para “mexerem” na música dando a conhecer, de forma interactiva, alguns dos instrumentos que a compõem. As Kids Jam Sessions são sessões práticas de exploração e desenvolvimento da criatividade que aliam a pedagogia à diversão. As crianças podem vestir o papel de músicos e dar asas à imaginação com o palco, instrumentos musicais, luzes e sistema de som.

Há ainda um “atelier” de construção de fantoches reciclando jornais, e os OVIS: Objetos Voadores Identificados – dando asas à imaginação, constrói-se objectos voadores curiosos e surpreendentes: aviões de pipeta, carrinhos-tubos e superfoguetões.