O Lago dos Cisnes é uma obra-prima dos bailados de repertório clássico, com música de Tchaikowsky. Bailado em 4 atos, conta a história da princesa Odette, que foi transformada em cisne pelo malvado feiticeiro Von Rothbart. Apenas um verdadeiro amor poderia quebrar este feitiço!
Siegrefied, o príncipe, vai completar 21 anos e a sua mãe, a Rainha, pretende comemorar com uma grande festa o seu aniversário, pedindo-lhe que nesse dia escolhesse a sua noiva. Num ambiente festivo, várias princesas, damas e meninas da corte oferecem ao príncipe, flores e fitas de presente. No entanto, sobre o olhar atento do seu tutor, Siegrefied e o seu amigo Benno preferem ir à caça. Ao chegarem a um lago, são surpreendidos pela presença de vários cisnes, que na verdade são princesas enfeitiçadas por Von Rothbart. Apenas, à noite, no encantamento do lago, conseguiam recuperar a sua forma humana. Entre estes cisnes, estava a princesa Odette que explica a Siegrefied que apenas a demonstração de amor eterno fará com que deixem de ser reféns de Von Rothbart.
Odette e Siegrefied apaixonam-se e mostram o seu amor um pelo outro. Contudo, no baile real Von Rothbart apresenta a sua filha Odille, disfarçada de Odette e Siegrefied cai no engano, jurando-lhe amor eterno. Ainda no palácio, Siegfried apercebe-se do que fez e pede perdão a Odette pelo seu erro. Em desespero, Odette regressa ao lago e atira-se, preferindo morrer a ficar refém do feitiço.
Siegfried decide morrer ao lado de Odette, atirando-se igualmente para o lago. O feitiço de Von Rothbart é quebrado e os restantes cisnes recuperam o corpo humano, observando Siegfried e Odette para sempre unidos pelo amor!

Ficha Técnica
Música Piotr Ilitch Tchaikovsky Coreografia Marius Petipa e Lev Ivanov Produção e Direção Artística Cuca Anacoreta Direção Técnica Francisco Moura Coordenação Cenografia Alexandra Tomé Cenografia alunos de Oficina de Artes do Colégio Luso Francês Coordenação Vídeos Teresa Sarmento e Francisco Moura Vídeo/audiovisuais alunos do curso de Multimédia da ESAD- Escola Superior de Artes e Design Coordenação Figurinos Maria Gambina Desenho dos Figurinos alunos do curso de Design Moda da ESAD – Escola Superior de Artes e Design