A Fundação Escultor José Rodrigues e Júlio de Matos Photo & Image Workshops têm o prazer de apresentar e convidar à participação no workshop que decorrerá este mês de fevereiro.
No mês de março teremos mais workshops nos quais poderemos aprender mais algumas técnicas e truques para melhores fotografias.

Boas câmaras podem tirar más fotografias… Tudo o que gostava de perguntar sobre fotografia, e não sabia a quem o fazer…

DATAS: Quartas-Feiras, 15 e 22 de Fevereiro, e 1 de Março

HORÁRIO: 20h00-22h30

PARTICIPANTES: Mín. 6, Max. 18

INSCRIÇÃO: 60€, IVA Incluído

ESTUDANTES: 50€, IVA Incluído; Sujeito a disponibilidade

LOCAL: Fábrica Social | Fundação Escultor José Rodrigues

DESTINATÁRIOS: Aspirantes a fotógrafos, ou insatisfeitos com os resultados da sua fotografia, que pretendam ganhar bases ou aperfeiçoar os seus conhecimentos técnicos e sensibilidade criativa em fotografia!

IDADE MÍNIMA: 14 anos

OBJECTIVOS: Aumentar o prazer e a auto-confiança na actividade da fotografia, através da aquisição de novas competências, permitindo iniciar uma prática satisfatória ou evoluir num percurso fotográfico já iniciado!

NÍVEL: Iniciação, mas não básico!

NATUREZA: Passo-a-Passo; Essencialmente Prático
CONTEÚDOS:

SENSIBILIZAÇÃO À TÉCNICA FOTOGRÁFICA

Atravez de uma apresentação e de uma forma acessível, iremos tomar contacto com a câmar fotográfica. Debruçar-nos-emos sobre: Objectivas, abertura do diafragma, tempo de exposição, profundidade de campo, lentes fixas e lentes zoom. Sensores: velocidade ISO, ruído de imagem, zoom óptico vs zoom digital.

O conhecimento do funcionamento da câmara fotográfica, do olhar ao fotografar, possibilitará iniciar uma nova fase na vida fotográfica de cada um. Para isso iremos “olhar” atentamente a Câmara DSLR (Digital Single Lens Reflex): Modos de operação: Programa, Automático, Prioridade à Abertura, Prioridade à Velocidade, Manual, outros, Estabilização de Imagem, Balanço de Brancos, Modos de Focagem, Compensação de Exposição (EV) e Bracketing, Histogramas. Captura em RAW.

O QUE É FOTOGRAFIA CRIATIVA

Análise e discussão da Linguagem Fotográfica através de uma apresentação. A importância da Luz e da côr. O que é a Composição. A relação Forma e Conteúdo. Elementos definidores de Estilo. Significado, Simbologia e a Metáfora na Imagem Fotográfica.

METODOLOGIA

Todas as sessões tocam aspectos técnicos e de linguagem fotográfica. Apresentações semi pre-preparadas. Disponibilidade para responder a perguntas sobre os assuntos em exposição. Para consolidação da aprendizagem, curtos exercícios práticos de câmara no local. Pequenos projectos criativos para aplicação prática do aprendido, a serem fotografados durante a semana, podendo o contacto feito por Dropbox.

EQUIPAMENTO:

REQUERIDO

Embora todos os exemplos práticos sejam demonstrados em Máquina Fotográfica Digital, os participantes devem trazer uma Máquina Digital DSLR, se possível com ojectivas intermutáveis. Como segunda opção uma Câmara Compacta. Não é um curso especialmente dirigido para Fotografia Mobile, feita com telemóveis.

RECOMENDADO

Tripé para câmara, para alguns exercícios pontuais.
DE APOIO

Sala com Projector e Ecran de projecção, ou Ecran Plasma. Wifi. Equipamento de apoio às demonstrações.

CERTIFICADO:

Todos os participantes que atinjam os objectivos mínimos deste Curso Livre receberão um Certificado.