Cartaz_imagem

A Gastronomia e a Tradição voltam a estar em sintonia na 5ª edição deste festival

Lisboa, 30 de Junho de 2015 – O Festival de Gastronomia do Maranho 2015 está de volta à Sertã numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal. O Maranho da Sertã serve de mote, uma vez mais, para a 5ª edição do evento que pretende potenciar e enaltecer a gastronomia e os sabores da cozinha tradicional local, assim como, dar a conhecer a região. O festival decorre de 16 a 19 de Julho, na vila da Sertã. O programa inclui uma conferência denominada “Gastronomia & Tradição”, uma visita a um produtor local de Maranho e um show cooking com o Chef Hélio Loureiro, programas a realizar na sexta-feira, dia 17.

Bucho Recheado, Sopa de Peixe do Rio, Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, filhós, coscoréis, merendas doces e os vinhos são outros dos produtos locais que estarão presentes nesta edição do festival que funciona como elemento potenciador dos sectores do Turismo e do Comércio, divulgando e impulsionando as potencialidades do concelho.

O Festival de Gastronomia do Maranho 2015 continua a ser uma aposta da Câmara Municipal da Sertã, entidade responsável pela organização anual do evento, com o objetivo de contribuir de forma sólida e consistente para a divulgação deste importante recurso socioeconómico da região que é a gastronomia tradicional.

O maranho é o elemento destaque por ser “um produto depositário de uma herança cultural e etnográfica muito própria. É um produto que importa defender e divulgar, dando-lhe visibilidade e permitindo que a sua fama atravesse as fronteiras da nossa região. A história deste produto está intimamente ligada à da própria Sertã. Já desde o século XIX é confecionado e muito apreciado pelas gentes do concelho, que lhe souberam dar o sabor único e tradicional apresentado, ainda, hoje em dia”, explica o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes.