As Festas do Barreiro arrancam a 11 de agosto. A abertura oficial, marcada para as 21h00, no recinto da Mostra Empresarial e Institucional (MEI) e da Exposição da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), inclui as boas vindas do Presidente da Autarquia, representante da Comissão de Festas e a habitual participação das Fanfarras de Bombeiros do Concelho e do Motoclube do Barreiro, dando o mote, logo de seguida, para o Espetáculo de Abertura “Ocean Parade”, alusivo ao tema do Rio Tejo.

“Ocean Parade” é uma «uma performance artística em forma de parada onde elementos de grande volumetria nos transportam para o universo dos oceanos e dos rios. Durante o espetáculo poderá assistir à animação com glamorosas medusas iluminadas, golfinhos gigantes, entre outras espécies que vivem no oceano e que prometem ‘invadir’ a MEI, no recinto das Festas, com muita música, luz e alegria». O espetáculo é assinado por Paulo Magalhães Produções, responsável pelo evento de Abertura dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, no Barreiro.

De seguida, pelas 22h00, atuam no Palco das Marés os DAMA.

Do “Cartaz” do Palco das Marés fazem parte, nos próximos dias, Nancy Vieira (12 agosto), Big Band da Escola de Jazz do Barreiro (13 agosto) e Big Up e Selecta Clemente ft. MC Sopas (14 agosto).

Todos os espetáculos têm entrada livre.

O SPOT DA JUVENTUDE, junto à Piscina Municipal do Barreiro, funcionará, todos os dias das 18h00 às 02h00. Neste dia de abertura conta com as atuações de Juana, B Skilla e Fyah Trigga DJ set. Nos próximos dias será animado por Sunset Out.ra, Mean Will, Genes e Afro Killers (12 de agosto); Sunset Gasoline, Migas e Blacksea Não Maya (13 de agosto); Sunset Hey Pachuco, Steelawake, Systemik Violence e Mr. Gönzo DJ set (14 de agosto).

A animação da Mostra Empresarial e Institucional fica a cargo do Rancho Folclórico Regional do Lavradio (12 de agosto), Animação Infantil (13 de agosto) e Bombos do Rancho Folclórico Regional do Lavradio (14 de agosto).

No Palco das Tasquinhas, a música é com Duo Sons Infinitos (11 de agosto), Miguel Rodrigues (12 de agosto), Arte Música (13 de agosto) e Ludgero (14 de agosto).

Ainda nos primeiros dias de festa, realiza-se a 13 de agosto, das 9h00 às 10h30, o Passeio de Larcs (Fuzileiros), na Praia de Alburrica (Org.: Escola de Fuzileiros Navais – Marinha Portuguesa).