Batizou-a de “Maria do Douro” e numa alusão às típicas mulheres bairrista, Hélder Teixeira Peleja conquistou o 1º Prémio do Concurso de Martelinhos de S. João – Prémios Millennium bcp, na categoria 2 D. O 2º prémio foi atribuído a Vitor Hugo Matos, autor do trabalho “Baptismo de São João”, com inspiração no Santo padroeiro da cidade do Porto e na ponte D. Luis I, de onde os mais destemidos jovens se lançam para seu próprio divertimento e para deleito dos turistas.

Maria Isabel Fernandes e José Manuel Costa participaram na categoria de objeto tendo conquistado o 1º prémio e 2º prémio respetivamente. Maria Isabel Fernandes criou uma boneca que segundo a autora foi “feito à mão com muita alegria”, tendo na sua composição “50% alma portuense”, “30% de espirito sanjoanina” e “20% de inspiração festiva”. Já a obra de José Manuel Costa foi feita a pensar nas noites de São João que se querem bem iluminadas e alegres. A proposta representa um martelo que, tendo um sistema eletrónico incorporado, emite uma luz que se faz notar através de perfurações em forma de figuras alusivas ao São João, como seja o balão.

Na categoria de vídeo o 1º prémio foi para Daniel Vicente Roque e o 2º prémio para a dupla Ana Catarina Marques e Catarina Gonçalves Coimbra. Uma Menção Honrosa foi atribuída a Margarida Lestra Salvador.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «este é um concurso que visa estimular a participação criativa de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto, mantendo vivo um dos mais emblemáticos ícones das festas da cidade que a Fundação da Juventude convida a conhecer numa exposição que reúne alguns dos cerca de 170 trabalhos que participaram nesta 6º edição do Concurso de Martelinhos de São João».

O Concurso “Martelinhos de São João´17” é uma iniciativa da Fundação da Juventude organizada em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, com o apoio da Fundação Millennium bcp.

Local: Palácio das Artes – Fábrica de Talentos
Data: Até 28 de junho
Horário: De 2ª a 6ª, das 10h00 às 18h00, e sábados, das 11h00 às 18h00