Música, marionetas e muita emoção. Rui Sousa (marionetista) e João Silva (instrumentista de a Jigsaw), unem talentos para um circuito experimental de uma performance multidisciplinar.

As histórias são várias, e como o próprio nome indicia, o espetáculo é uma sessão experimental, uma sucessão de situações onde cada marioneta narra uma experiência de movimento singular, conta uma vivência única como se cada uma existisse num universo particular. ‘experi-mentais’ é um resumo de vários anos de pesquisa, de construção e manipulação de marionetas, 17 anos debruçados na questão da construção e na manipulação das formas animadas.

As marionetas presentes no espetáculo foram desenvolvidas ao longo deste período, a grande maioria foi concebida com materiais menos nobres, objetos e até mesmo lixo.

Rui Sousa é o condutor deste circuito experimental. Licenciado em Artes, lecionou durante alguns anos, mas foi experiência com a animação cultural que lhe proporcionou o contacto com o teatro de marionetas, o que rapidamente se tornou uma paixão. Foi cativado por esta arte não objetiva, que lhe permite explorar um vasto leque de recursos, tanto na construção (o esculpir, pintar, etc.) como na animação do objeto com a articulação de elementos sonoros e narrativos.

O espetáculo conta com a participação especial de João Silva, do projeto musical a Jigsaw. João Silva potencia a carga emotiva do experi-mentais, acompanhando a narrativa em toda a sua extensão com um registo instrumental inédito. A música, grande preocupação de ambos, complementa o movimento dos objetos, contribuindo para uma dimensão orgânica das expressões.

O espetáculo integra o circuito de experiências em palco, promovidas pelo Foyer Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, em âmbito de café-concerto.