O Coliseu Porto e a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) / Instituto Politécnico do Porto (IPP) juntaram-se para criar o Concertos, Conversa, Coliseu (CCC), um ciclo composto por quatro concertos educativos conversados, que acontecem no Coliseu nos meses de Maio, Setembro, Outubro e Novembro.
Esta colaboração surge da vontade de duas das principais instituições da cidade convergirem e actuarem em conjunto na dinamização cultural da região, com particular foco no público mais jovem.
A ESMAE/IPP tem vindo a desenvolver um reconhecido trabalho na formação de músicos e encontra no renovado Coliseu Porto, o palco das atenções para apresentar os seus projectos artísticos à cidade, como a Orquestra Sinfónica da ESMAE, a Orquestra Portuguesa de Saxofones, a Orquestra de Jazz, a Orquestra Barroca, entre outros.
O CCC é assim o ponto de partida para orquestras e cidade se aproximarem, numa sala que se quer de todos e em particular dos mais jovens. Este ciclo educativo está dividido em quatro momentos, onde se pode acompanhar cada concerto numa perspectiva mais pedagógica e por isso mais completa. Cada peça musical é comentada por musicólogos, que conversam com o público sobre a história e concepção de cada obra, através de imagens ilustrativas e abertas a diferentes interpretações por parte de toda a família.
O primeiro CCC acontece a 22 de Maio, conta com a participação da Orquestra Sinfónica e Coro Geral da ESMAE, do Coro da ESE e será comentado por Mário Azevedo.
A direcção artística é de Andreas Stoehr, com Ana Madalena Ribeiro no violino.