Atualidade

Carla Bruni dedica palavras de incentivo ao marido após condenação

O ex-presidente francês foi condenado a três anos de prisão, dois deles suspensos, por crimes de corrupção e tráfico de influência.

A sentença de Nicolas Sarkozy foi divulgada ontem. Mal foi conhecida a condenação, Carla Bruni manifestou a sua reação nas redes sociais com palavras de encorajamento ao marido. “Que insanidade implacável meu amor Nicolas Sarkozy… A luta continua, a verdade surgirá“, escreveu a antiga primeira-dama na legenda de uma foto de um momento romântico do casal, onde acrescentou a hashtag “injustiça“.

O tribunal de Paris considerou o ex-chefe de Estado culpado de tentar subornar o juiz Gilbert Azibert, em 2014, ao oferecer-lhe um emprego de prestígio no Mónaco em troca de informações sobre uma investigação sobre o seu partido político.

Sarkozy, de 66 anos, não irá já para a prisão. A juíza Christine Mée, aceitou que o ex-presidente use uma pulseira eletrónica, o que permite a sua localização permanente. Nicolas Sarkozy vai recorrer da decisão, como já anunciou o seu advogado.

Pela segunda vez numa década, a justiça francesa condenou um ex-chefe de Estado à prisão. Jacques Chirac foi condenado por peculato em 2011 com dois anos de prisão, embora a sua sentença não tenha implicado prisão.