Caixa Alfama

3ª edição do Festival Caixa Alfama volta a celebrar o Fado no coração de Alfama.

Em 2013, a Caixa Geral de Depósitos e a Música no Coração reuniram-se no desafio de criar o primeiro grande Festival da música que transporta a identidade e a alma lusa, o Fado. Nasceu assim o Caixa Alfama.

Depois de duas edições esgotadas e de uma extensão a Norte com o Caixa Ribeira, o Fado regressa este ano para mais um Caixa Alfama, numa homenagem à cultura portuguesa com os maiores intérpretes do Fado.

O Festival Caixa Alfama, regressa assim para a sua terceira edição. Decorrerá durante duas noites – a 18 e 19 de Setembro -, em 10 espaços distintos, contando com a prestação de mais de 40 Fadistas de diferentes gerações que, atualmente, melhor representam, interpretam e divulgam o Fado, elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas.

E porque o Fado não escolhe idades, o Caixa Alfama foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos: dos profundos conhecedores de Fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo. As características particulares do Caixa Alfama promovem o movimento e a organização, procurando que o público seja protagonista maior, dando vida às ruas e miradouros do Bairro de Alfama – o mais antigo da capital -, local que respira a história do Fado.

As noites de 18 e 19 de Setembro de 2015 perdurarão, assim, na memória de todos os que assistirem aos concertos, que preencherão o cartaz deste ano e que reforçam a razão pela qual em 2011, o Fado foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, tem o preço de 38€, passando a 45€ nos dias do Festival. Deverá ser trocado por uma pulseira colocada ao próprio pela Organização nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 17 de setembro. A pulseira garante acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Consulte o cartaz aqui.