As dicas da Merche

Pormenores marcam verão inspirado nas memórias da princesa Diana

A caminho dos 21 anos da sua morte, a mãe dos príncipes William e Harry continua a ser uma inspiração, marcando algumas das tendências em alta nos dias quentes que prometem marcar os próximos meses.

As bolas, como já partilhei há umas semanas, estão na moda e Lady Di era fã do padrão, descrevendo-se como uma mulher elegante, sofisticada e clássica, notando-se agora num estilo intemporal.

Riscas e xadrez eram outros dos motivos que marcavam as peças que sabiamente combinava com um toque muito feminino, sem ser exuberante, mas destacando-se.

Na memória de todos, estão os vestidos românticos com muitos detalhes, sobretudo folhos, calças de cintura subida, blazers e sobretudos com um corte masculino, saias lápis, plissadas ou com pregas, punhos e as golas imponentes.

São várias marcas que sugerem peças numa onda também em destaque nas passerelles. Virgil Abloh, o novo diretor criativo do prêt-à-porter masculino da Louis Vuitton, assumiu Lady Di como mote inspirador, pegando no sue legado e imaginando-a “nos dias de hoje”.

As grandes mangas balão, os estampados florais, numa reinterpretação mais urbana, marcaram as propostas para o verão 2018, enquanto a Balenciaga apresentou os sapatos scarpin forrados que foram dominantes nos anos 80 e nos pés da “princesa do povo”.

Em Portugal, mesmo sem ser explícito, podemos encontrar recordações de Diana em alguns coordenados do estilista Diogo Miranda, sempre apostado nas formas e pormenores com que brinda o universo feminino.