Saúde & bem-estar

Perder barriga sem largar o vício? Sim, é possível

Levante a mão quem não gosta de chocolate. Levantou? Então este texto não é para si. Caso tenha ficado com a mão em baixo, leia.

Segundo uma revisão científica, foram aceites para análise vários estudos que tinham a descrição da quantidade (dose) e do tipo do chocolate (% de cacau) consumido, além da circunferência abdominal e do índice de massa corporal (IMC) dos voluntários.

Chegou-se assim a 35 trabalhos, realizados principalmente nos EUA e na Itália, entre 2003 e 2017, e a uma grande conclusão.

Qual foi essa conclusão? Que a alimentação com chocolate (de todos os tipos) não era capaz de diminuir o peso, IMC ou circunferência abdominal.

Contudo, a grande descoberta do artigo apareceu quando se avaliou somente a ingestão diária de chocolate 70% cacau ou com alto teor de cacau. Houve uma redução do peso, do IMC e da circunferência abdominal quando esse consumo foi superior a 30 gramas por dia, nos estudos com duração entre quatro a oito semanas.

O cacau possui grande quantidade de epicatequinas, catequinas e procianinas.

Os possíveis mecanismos que levam à diminuição da gordura corporal ao consumir chocolate 70% cacau ou mais são:

  • Melhoria da sensibilidade à insulina (diminui a resistência dos músculos à insulina, um dos mecanismos que leva ao diabetes tipo 2);
  • Diminuição da expressão de genes formadores de tecido gorduroso e colesterol;
  • Aumento da termogénese e do gasto energético diário (quantidade de calorias que gastamos por dia);
  • Aumento do GLP -1 (hormona ligada à saciedade) e diminuição da grelina (hormona associada à fome)

A gordura visceral foi reduzida por efeito direto da catequina sobre a beta-oxidação no fígado.

Apesar dos benefícios do cacau, há que ter em mente que um chocolate com muito açúcar não tem a mesma quantidade de cacau que um chocolate 70% cacau.

Existem diversos outros artigos que demonstram os pontos positivos do cacau para a saúde, como reduzir a pressão arterial, melhorar a função endotelial e diminuir marcadores inflamatórios.

Este artigo em particular traz um possível novo benefício do chocolate 70% cacau para o controlo do peso, o que não significa que o chocolate seja aconselhado ou proibido.

Não existe alimentos maus, assim como não existem exercícios nem remédios mágicos. Já agora, continue a não comer muito além dos 30 gramas de chocolate 70% cacau por dia, pois isso continua a ser o recomendado.

Foto: Nubian Skin/Instagram