Atualidade

Morreu Barbara Bush, antiga primeira-dama dos EUA

Foi a única mulher que teve o marido e o filho como presidentes norte-americanos. Barbara Bush, que viveu na Casa Branca entre 1989 e 1993, morreu aos 92 anos.

O óbito foi confirmado pela família Bush esta quarta-feira de madrugada [hora portuguesa], dia 18. A causa da morte de Barbara Bush não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

Barbara era esposa do ex-Presidente George H. W. Bush e mãe do ex-Presidente George W. Bush e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush.

Na passada segunda-feira, a família tinha comunicado, através de um porta-voz, que a mãe de George W. Bush tinha recusado prosseguir os tratamentos médicos.

A antiga primeira-dama estava num estado de saúde “debilitado” e “após várias hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, Barbara Bush decidiu deixar de procurar tratamentos”, explicou Jim McGrath, em comunicado à imprensa.

“Quem a conhece sabe que tem enfrentado como uma pedra os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, justificou a família Bush.

Barbara tinha bócio difuso, um problema na tiróide, e já havia sido operada ao coração e a uma úlcera perfurada.

O filho e a nora Laura recorreram ao Instagram para se despedir dela.

“A minha querida mãe faleceu aos 92 anos. Laura, Barbara, Jenna [mulher e filhas gémeas] e eu estamos tristes, mas as nossas almas estão tranquilas porque sabemos que a dela era. Barbara Bush foi uma fabulosa primeira-dama e uma mulher diferente de qualquer outra que trouxe leviandade, amor e alfabetização a milhões. Para nós, ela era muito mais. Mamã manteve-nos na ponta dos pés e fez-nos rir até ao fim. Eu sou um homem de sorte por ter Barbara Bush como minha mãe. A nossa família vai sentir muita s falta dela e agradecemos a todos por suas orações e bons votos”, escreveu George W. Bush, colocando uma foto amorosa dos pais.

Com a mesma foto, a nora Laura Bush, igualmente antiga primeira-dama dos EUA, deixou uma mensagem mais curta mas igualmente poderosa.

“Sinto falta da minha sogra e do meu modelo esta noite. Barbara Bush era uma mãe e avó amorosa. O mundo é mais pobre sem ela. Descansa em paz, querida Bar”, dedicou Laura.

Fotos: Instagram