Televisão

Melânia Gomes: atriz com alma e “chieira” no mais recente trabalho

A família é originária de África e a atriz nasceu em Tomar, mas foi em Viana do Castelo que viveu e cresceu até ser adulta, o que dá uma grande “ligação ao que é tradicional, regional” e que recordou agora na novela da TVI “A Herdeira”.

E, na despedida das gravações na cidade minhota, Melânia Gomes exibiu orgulhosa parte do legado local através dos vistosos brincos de filigrana que usou, “peças com muito valor que nem sequer” tem ou usa em Lisboa.

Para ela, “gravar em casa é bom e ainda dá mais saudades por não estar” sempre lá. E, “curiosamente, foi preciso ir para Lisboa e afastar-me para passar a ter tantas saudades e dar valor aquilo que se faz em Viana, como a arte da filigrana”, confidenciou, quase na hora de regressar à capital para onde se mudou aos 18 anos para vingar na representação.

“Fiquei muito feliz por esta novela ter acontecido em Viana, por mostrar um bocadinho da minha terra, desta beleza e desta cultura que é Viana, não só a Portugal como ao mundo”, reconheceu, lamentando apenas “não se mostrar mais”.

De qualquer forma, a trama despertou “a curiosidade” e muitas pessoas até perguntam a Melânia onde fica o “Broinhas”, o café que explorava na ficção. “Digo-lhes que não existe, mas no lugar dele está o Adamastor”, contou.

Quanto à sua Tina reconheceu que “tem tanto de engraçada e coscuvilheira como de profunda solidão e dramatismo”. E, “a necessidade de viver tanto a vida dos outros é porque, de facto, não tem a sua própria vida”.

Perante as caraterísticas apontadas, Melânia lembrou que essa é uma questão que a preocupa, pois “há muita gente assim e, às vezes, são pessoas que até estão rodeadas por muita gente”.

Por Viana do Castelo, tem as avós uma com 92 e a outra com 100 anos, que evita que percebam que está pela cidade, por não ter tempo para lhes prestar a desejada atenção. Por isso, “vou um bocadinho camuflada para casa das minhas tias e no primeiro dia nem saio de casa”, confidenciou.

O projeto entra na reta final, agora com cenas gravadas no estúdio, e Melânia Gomes não tem dúvidas de que “vai deixar muitas saudades, pois fez companhia a muita gente”: “As pessoas ficaram muito orgulhosas ou, como se diz por aqui, com chieira, por estar a acontecer uma novela na sua terra. Foi uma janela que se abriu para o mundo, apesar de Viana sempre ter sido um local de interesse”.

Aos 33 anos, o sorriso demonstra o quanto está realizada quer profissional como pessoalmente, pois vive uma relação sólida com o também ator, cantor e encenador Mário Redondo.