Moda

Letizia surge em jantar de gala para Marcelo com jóias polémicas

Esta segunda-feira à noite, o Palácio Real em Madrid serviu de cenário para a recepção oferecida pelos monarcas espanhóis ao Presidente da República português, que está em visita de Estado ao país vizinho.

Como um evento destes implica, o look da rainha foi um dos mais esperados e não desiludiu. Além do vestido ser uma estreia absoluta no seu armário, as jóias usadas estão carregadas de polémica.

Comecemos pela tiara. Foi igualmente uma primeira vez para Letizia, mas não é de todo desconhecida da família real.

Trata-se da tiara Cartier, uma das tiaras mais icónicas dos Borbón. É de inspiração art-deco, feita com diamantes e pérolas numa base de platina e inspirada em motivos egípcios.

A diadema de Cartier, desenhada pela marca em 1920 para a rainha Victoria Eugenia, tinha inicialmente esmeraldas em vez de pérolas. A mulher de Afonso XIII deixou-a em herança para a sua filha María Cristina; no entanto, don Juan Carlos chegou a um acordo com a sua tia para que o diadema voltasse à família real.

Desde então, tornou-se a tiara favorita da rainha Sofía, depois de 1975, que chegou a aparecer com ela por mais de 15 vezes, mesmo nas suas últimas imagens oficiais como Rainha de Espanha.

No entanto, a última pessoa que usou a tiara antes de Letizia não foi a sogra Sofía, e aqui está o cerne da controvérsia.

Em 19 de junho de 2010 e, para a surpresa de todos os especialistas da realeza, a Infanta Cristina apareceu com o diadema no casamento da Princesa Victoria da Suécia e Daniel Westling.

Uma decisão um pouco incomum, já que havia uma regra não escrita que esta jóia fosse usada apenas pelas rainhas espanholas.

Daí a muitos acharem que Letizia não utilizava esta tiara por ter sido a cunhada, com quem não tem uma boa relação, a última a mostrá-la, foi um passo.

No entanto há que realçar que uma das tiaras favoritas da mulher do rei Felipe é a floral, precisamente aquela que a ex-Duquesa de Palma levou no seu casamento com Iñaki Urdangarin.

Além da tiara de Cartier, a anfitriã do jantar de gala levou brincos de diamante que pertencem ao lote da rainha Victoria Eugenia, que já tinha escolhido para a viagem de Estado ao Reino Unido e que foram vistos pela primeira vez durante a visita do casal presidencial argentino Mauricio Macri e Juliana Awada a Espanha, em fevereiro de 2017.

O vestido, um design de azul noite com pérolas incrustadas de cima a baixo, é da espanhola Ana Locking e pertence à coleção primavera/verão 2017.

Com mangas compridas, decote redondo e racha na saia, a peça tem aberturas originais na zona dos braços, dos ombros ao cotovelo, e também nos dois lados do peito, tanto na frente como nas costas.

Tendo em conta que a antiga jornalista só confiava em Felipe Varela para este tipo de eventos, depois foi introduzindo Carolina Herrera e agora estreia uma peça de Ana Locking e logo num jantar de gala.

Conjugou o look com uns sapatos de salto alto são da Nina Ricci.

Fotos: Casa Real Espanhola/Facebook