Atualidade

Infanta Cristina reúne-se com família em evento público

É a primeira vez que coincide, num ato público, com os reis Felipe e Letizia desde 11 de maio, quando compareceu ao funeral de Alicia de Borbón-Parma, na capela do Palácio Real de Madrid.

Estamos a falar da infanta Cristina que, esta terça-feira, 3 de abril, esteve na missa de 25.º aniversário da morte do seu avó, Don Juan, conde de Barcelona.

A filha mais nova de Juan Carlos e Sofía tem andado ‘escondida’ dos olhares do público desde o caso Nóos, que a acusou de crimes fiscais e que condenou o marido Iñaki Urdangarin a seis anos e três meses de prisão. Este aguarda recurso em domiciliária.

Cristina chegou sozinha à cerimónia, realizada no Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, na capital espanhola.

Os reis eméritos Juan Carlos – filho do conde de Barcelona – e Sofía, além de Felipe e Letizia e da infanta Elena, também estiveram presentes.

Quanto à presença da infanta, é explicada pela natureza do ato que, apesar de ser uma atividade oficial que aparece na agenda pública da Família Real, tem um caráter familiar, não institucional. Aliás, a irmã Elena também não é considerada da família real, mas sim do rei.

Embora tenha sido muito significativa a ausência de Cristina nas celebrações do 80.º aniversário do seu pai, por estar de férias em Roma com o marido e filhos, recebeu Juan Carlos em Genebra dias depois, pois Urdangarín fez anos.

Um bom sinal da relação familiar, já que o antigo monarca nunca tinha ido à cidade suíça desde que a filha, genro e netos se mudaram para lá no verão de 2013.

Fotos: Carlos Alvarez/Getty Images e Casa de S.M. el Rey