Cultura

Herói nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial leva emoção ao cinema

João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça e Raimundo Cosme compõem o elenco de “Soldado Milhões” que chega às salas de cinema no próximo dia 12. A história de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles conta ainda com as participações especiais de Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira.

A apresentação à imprensa juntou os atores e mostrou “a história de uma personagem fascinante, que merecia ser contada, e esperamos que o público se deixe levar como nós nos deixámos levar”, resumiu Gonçalo, apelando ao coração dos portugueses.

Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa

A obra cinematográfica coincide com a comemoração dos 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, recordando o heroísmo do soldado Aníbal Augusto Milhais que, na trincheira, na célebre Batalha de La Lys (a 9 de abril de 1918), agarrou na ‘Luisinha’, como tratava a metralhadora Lewis, e enfrentou as ofensivas alemãs que se atravessaram no seu caminho.

Sozinho e contrariando ordens superiores, salvou a vida de muitos soldados portugueses e ingleses, apesar de terem morrido 7.500 homens, tendo sido por isso distinguido com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

E é isso que o filme conta, o percurso de um homem que se “chamava Milhais, mas valia milhões” e que, no grande ecrã, será vivido, em diferentes fases, pelos atores João Arrais e Miguel Borges. Os realizadores ambicionam levar os espectadores para as trincheiras.

Fotos: César Lomba