Lifestyle

Fotos: Apartamento de Sócrates em Paris é de luxo mas não tem o básico

Numa altura em que os interrogatórios do Ministério Público ao antigo Primeiro-Ministro, no âmbito da ‘Operação Marquês’, estão a ser divulgados em vídeo, os portugueses voltam as suas atenções para José Sócrates e os seus bens.

Para já, houve – novamente – um imóvel que se destacou e sobre o qual o ex-líder socialista teve de ser interrogado. Estamos a falar do apartamento de luxo em Paris, junto à Torre Eiffel, onde Sócrates viveu e que está em nome do amigo Carlos Santos Silva.

A propriedade até já está arrestada pela Justiça, de forma a não poder ser vendida, mas continua a ser alugada, através da plataforma Airbnb, estando essa gestão ao cargo de um anfitrião francês chamado Jimmy.

Uma noite custa 870 euros, segundo podemos ver no Airbnb. O apartamento, de 240 metros quadrados, tem três quartos, duas casas de banho e meia e capacidade para receber seis hóspedes.

“Este apartamento é uma das mais belas realizações de um dos melhores arquitetos de interiores parisienses BENNY BENLOLO. A mobília, a decoração e o equipamento sofisticado sublima esta propriedade excepcional”, descreve o anfitrião.

Pela sua localização privilegiada e luxo – ou não estivesse num dos bairros mais chiques de Paris -, seria de esperar que os hóspedes teriam uma ótima estadia. Mas aparentemente não é bem assim.

Segundo podemos ler na plataforma, quem já lá esteve queixa-se que nem tinha o básico. E por básico estamos a falar de “toalhas” e “papel higiénico”.

Apesar de, nas características do espaço, estar descrito que tem as comodidades básicas (toalhas, lençóis de cama, gel de banho e papel higiénico), os hóspedes não encontraram isso.

“Belo apartamento numa ótima localização. Não espere nenhum serviço nem comodidade”, alertou uma norte-americana.

“O anfitrião não fornece um manual para a casa e até mesmo o mais básico dos produtos. Exemplo: sem papel higiénico, sem saca-rolhas (em Paris). Além disso, para um apartamento com três quartos apenas foi fornecida uma chave”, prosseguiu.

Um hóspede, natural de Londres, enaltece a localização da casa, “ainda que não se veja [a Torre Eiffel] de qualquer janela”], também fala da falta de comodidades básicas e ainda critica “o fraco serviço de limpeza”.

Apesar do anfitrião ter cancelado reservas – o que no Airbnb implica uma perda de credibilidade enquanto anfitrião (mas até é compreensível porque muitos jornalistas se fizeram passar por hóspedes só para poder entrar lá) -, o apartamento continua a ser muito recomendado por quem o alugou uns dias.

A casa, situada na Avenue du President Wilson, perto do Palácio de Tóquio, terá sido comprada por José Sócrates e Carlos Santos Silva pelo valor de 2,8 milhões de euros. Com as obras e a decoração – foram usadas peças de mobiliário de luxo da marca portuguesa Boca do Lobo – foram gastos mais de 700 mil euros.

Enquanto José Sócrates, através do advogado, reage aos vídeos de interrogatório com uma acusação (“Esta reportagem representa o culminar de uma longa parceria e cumplicidade entre a estação de televisão e as autoridades a quem o processo está entregue”), veja as fotos do apartamento, disponíveis e visíveis para qualquer utilizador de internet.

Fotos: Facebook e Airbnb