Lifestyle

Brincos com poderes curativos? Perceba o mito que invadiu a net

Se costuma estar atenta às tendências, com certeza que já se deparou com fotos de raparigas com uns piercings diferentes nas orelhas.

Trata-se de um brinco na cartilagem interna da orelha que, além de se ter tornado moda por uma questão estética, ganhou força pelo seu suposto poder de curar enxaquecas.

Foi um médico americano, Thomas Cohn, que publicou no seu site um texto sobre a capacidade do daith piercing (piercing na pele) em acabar com as enxaquecas.

O profissional falou de vários casos em que as pessoas melhoraram o diagnóstico graças a esse método, embora ele assegurasse que não havia nenhum estudo formal para corroborar a sua eficácia.

Nada que impeça o facto de se ter espalhado na internet como a nova ‘pólvora’. Mas lamentamos: não é verdade.

Comecemos pelo porquê desse tal poder de cura ter merecido a atenção de um médico. É que foi baseado na técnica da acupuntura, originária da medicina chinesa, com a qual as dores são tratadas pela aplicação de agulhas muito finas em pontos estratégicos que se conectam com essas doenças.

Isso fez com que a sociedade (especialmente a virtual) acreditasse que perfurar o ouvido em pontos estratégicos e de forma permanente poderia acabar com essas dores de forma mais eficaz.

Na verdade, não se limitou a dores de cabeça, já que se espalhou para outras ‘patologias’, como ansiedade, stress, depressão ou vícios. Ou seja, para aquelas que a acupuntura trabalha mas que não podem ser tratadas com piercings ou tatuagens.

E porque é que funciona com as agulhas da acupuntura e não com daith piercing ou brincos? Primeiro, porque a acupuntura é uma terapia reconhecida pela OMS desde 2002.

Depois, no caso específico do tratamento da dor, a acupuntura atua por meio de um mecanismo de estimulação neuro-reflexa, central e perifericamente, regulando a atividade do sistema límbico, inibindo a condução da dor ao nível da medula espinal, bem como como estimulante da libertação de vários neurotransmissores endógenos (opióides), como endorfinas e dinorfinas, assim como ACTH e serotonina, entre outros.

Portanto, a eficácia da acupuntura reside na aplicação dessas agulhas em pontos muito específicos para aliviar a dor, algo que não seria eficaz se perfurássemos a orelha ou outra parte do corpo.

O piercing da pele carece de capacidade analgésica e/ou terapêutica, já que ao perfurar a mesma eliminam-se os tecidos necessários que são usados para eliminar a dor na acupuntura.

Fotos: Instagram