Lifestyle

Aprenda a etiqueta necessária para tomar um chá

Elizabeth II bebe chá todas as tardes às 17h00. Ela que aparece representada nas chávenas e pires à venda nas lojas de souvenirs de Oxford Street sabe, melhor do que ninguém, a etiqueta necessária para tal.

Mas também você pode fazer como ela. Basta prestar atenção às dicas de Grant Harrold, que foi até há pouco tempo o mordomo do príncipe Carlos e da duquesa da Cornualha, e que é um especialista em protocolo real.

Num programa da BBC, o antigo funcionário real deu as suas regras de ouro para preparar uma chávena de chá ao gosto de Sua Majestade.

1. Despeje o chá na chávena, diretamente de um bule
De acordo com Harrold, a tradição do chá remonta ao século XVIII no Reino Unido, quando a ceramista Josiah Spode decidiu fazer as chávenas com porcelana chinesa, impedindo-as de partir devido ao excesso de calor.

Desde então, derramar o chá diretamente na chávena tornou-se um símbolo de status. Portanto, faça o mesmo.

2. Adicione leite à chávena depois do chá, NUNCA antes
Pelo menos era isso que os empregados faziam, tentando evitar que a água a ferver partisse as suas ‘frágeis’ canecas de barro.

“Estou convencido que a rainha gosta de Assam ou do Earl Grey [tipos de chá] da maneira tradicional, feita com folhas de chá num bule e servida numa elegante chávena de porcelana. E também deve usar um coador”, explica Harrold.

3. Mexa a colher para a frente e para trás, sem bater na chávena e NUNCA em círculos
É aqui que as coisas se complicam. Como Harrold explicou ao ‘Digital Business Insider’: “Se mexermos em círculos, podemos criar uma tempestade numa chávena de chá e vê-la derramada nas bordas, se a colher bater na chávena, fará barulho e nós não queremos isso na nossa mesa”.

4. Sorva [beba aos poucos] da chávena, mas sem fazer barulho!

5. Não levante o dedo mindinho ao beber o chá
De acordo com Harrold, é uma mentira que os Windsors façam isso e ele nunca viu ninguém a ter esse comportamento a beber chá.

Finalmente, se houver pequenas sanduíches ou scones:
6. Corte com uma faca ou corte com as próprias mãos e coloque a manteiga antes do doce
No entanto, explica Harrold, na Cornualha, Elizabeth II espalha a geleia/doce antes da manteiga, porque é assim que se faz naquela região e a Rainha é muito diplomática.

Fotos: Facebook/Great British Tea Party e Instagram/Royal Family