Atualidade

Todos unidos na dor pela morte de Davide Astori

O capitão da Fiorentina, de 31 anos, foi encontrado morto no quarto de hotel em Údine, onde a equipa estava concentrada para enfrentar a Udinese no Campeonato Italiano.

Davide Astori teve uma paragem cardíaca, tendo sido vítima de doença súbita, tal como o clube avançou, e o seu desaparecimento prematuro deixou todos de luto.

No mundo do futebol essa onda de consternação é inevitável.

O guarda-redes Gianluigi Buffon, ‘capitão’ da Juventus, deixou uma das mensagens mais emotivas, elogiando “o altruísmo, a elegância e a educação” de Astori, com quem partilhou o balneário da seleção transalpina, entre 2011 e 2017.

“A tua filha merece saber que o pai era uma pessoa boa, uma grande pessoa. Eras a melhor expressão de um mundo passado, que valorizava a elegância, a educação e o respeito pelo próximo”, escreveu Buffon, acrescentando: “Foste um dos melhores representantes do futebol que conheci”.

Ciao caro Asto, difficilmente ho espresso pubblicamente un pensiero riguardo una persona, perché ho sempre lasciato che la bellezza e l’unicità di rapporti, di reciproca stima e affetto, non venissero strumentalizzati o gettati in pasto a chi non ha la delicatezza per rispettare certi legami. Nel tuo caso, sento di fare un’eccezione alla mia regola, perché hai una moglie giovane e dei familiari che staranno soffrendo,ma soprattutto la tua piccola bimba, merita di sapere che il suo papà era a tutti gli effetti una PERSONA PERBENE…..una GRANDE PERSONA PERBENE….eri l’espressione migliore di un mondo antico, superato, nel quale valori come l’altruismo, l’eleganza, l’educazione e il rispetto verso il prossimo, la facevano da padroni. Complimenti davvero, sei stata una delle migliori figure sportive nella quale mi sono imbattuto. R.I.P. Il tuo folle Gigi.

Uma publicação partilhada por Gianluigi Buffon (@gianluigibuffon) a

A FIFA lamentou no Twitter a partida prematura do capitão da Fiorentina com a frase: “Os nossos pensamentos estão com a família e amigos de Davide Astori, que morreu aos 31 anos de idade”.

Também a UEFA usou aquela rede social para reagir à notícia, que já levou a Liga italiana a adiar todos os encontros previstos para este domingo da 27.ª jornada do principal campeonato transalpino.

“As nossas mais sinceras condolências à família e amigos do ‘capitão’ da Fiorentina e internacional italiano Davide Astori”, lê-se no Twitter do organismo máximo do futebol europeu.

A Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) já se associou à onda de consternação, enviando “os mais sentidos pêsames” à família do jogador.

Também nas redes sociais, os três grandes portugueses deixaram mensagens. O Sporting CP (cujas claques têm, ao longo dos anos, mantido relações próximas com as da Fiorentina) reagiu ao falecimento de Astori com uma foto da claque viola.

O SL Benfica apresentou “as mais sentidas condolências à @acffiorentina e à família de Davide Astori, acompanhando a dor dos colegas de equipa e de toda a família viola”.

E o FC Porto enviou condolências à família e à equipa do jogador italiano através de uma mensagem em inglês.

“FC Porto regrets the death of Davide Astori and presents deep condolences to the player’s family and @acffiorentina #FCPorto”.

Também o cantor Eros Ramazzotti deixou a sua mensagem.

“Adeus Davide, excelente capitão, estou perto da tua família, da Francesca e especialmente da pequena Vittoria e de todos os teus melhores amigos. ❤R.I.P. Um atleta que nos deixa aos 31 anos deve-nos fazer refletir profundamente”, escreveu o artista.

A apresentadora de televisão italiana Benedetta Mazza partilhou uma imagem do defesa e da sua mulher que já tinha sido publicada pela radialista Fabiana Sera. Esta contou a história de amor de ambos.

“Vejo-os assim, apaixonados e lindos. Penso nele, que há 30 horas saudou a bebé por telefone e falou com Francesca, sereno. Penso nela, esplêndida. (…) Vivamos a vida dia a dia. Façamos o que amamos. A vida é muito curta”.

Davide Astori, nascido em San Giovanni Bianco, na província de Bérgamo, atuava na Fiorentina desde 2015/2016, depois de passagens pelo AC Milan, clube em que se formou, Pergolettese, Cremonese, Cagliari e Roma.

Clubes que hoje também deixaram mensagens de luto.

A Roma disse-se “chocada com a trágica notícia”. O Milan exaltou a personalidade do atleta. “Para todo o mundo do futebol e para todo o desporto italiano, é algo terrível”.

O português André Silva, que jogaria hoje o dérbi com o Inter, despediu-se do colega de profissão com um “Ciao Davide”.

O ex-jogador do FC Porto estava em estágio para o jogo, falhando por esse motivo a festa de aniversário da namorada Sara Rodrigues.

A adversária da Fiorentina neste domingo, a Udinese também se manifestou por meio do seu presidente, Gianpaolo Pozzo.

“Escrevo como dirigente da Udinese, como fã de futebol e, sobretudo, como pai. Estou profundamente abalado com a morte deste jovem e, comigo, toda a minha família e a Udinese choram por Davide Astori. Estamos juntos com seus entes queridos, com toda a Fiorentina, seus fãs e jogadores.”

Fotos: Redes Sociais