Saúde & bem-estar

O café é amigo ou inimigo da nossa saúde? Conheça as verdades e os mitos

Muitos portugueses não conseguem passar um dia sem beber café. Por vezes é mais que um mero “curto”. Antes de ir para o trabalho, na pausa da manhã, depois de almoço, enfim em vários momentos do dia.

Com tanto consumo, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o efeito do café no nosso organismo. Por isso mesmo reunimos alguns mitos e algumas verdades sobre o seu consumo. Ora veja:

1. Nem todos aguentam o café
Verdade! Algumas pessoas devem consumir com moderação, principalmente quem sofre de gastrite, má digestão, hipertensão, insónia, osteoporose ou mulheres na menopausa.

Segundo alguns estudos, não há problemas em consumir 300 mg por dia. Todavia é importante consultar o seu médico antes de pegar na sua chávena.

2. Café causa insónia
Depende. Em parte é verdade, já que a cafeína causa um efeito estimulante, deixando-nos mais excitados e alertas. Mas é só evitar doses acima de 400 mg ou aquele café depois das 18h00 para assim não comprometermos a qualidade do sono.

3. Café prejudica a absorção de cálcio
Verdade. A cafeína estimula a eliminação de cálcio por meio da urina. Isso significa que há uma redução na quantidade do mineral presente nos ossos e por isso mesmo é contraindicado a quem tem osteoporose. Mas isso só se aplica em doses acima de 500 mg.

Além disso, aquele café depois da refeição também pode não ser uma boa escolha, pois vai atrapalhar também a absorção de ferro e vitamina C.

4. Criança não pode tomar café
Verdade. Ele pode ser introduzido na alimentação da criança somente a partir dos 6 anos, mas com moderação, apenas alguns golinhos para conhecer o sabor.

Porém a bebida não pode fazer parte da rotina alimentar dos pequenos, pois o café na infância compromete a absorção de alguns nutrientes, como cálcio, ferro e vitamina C, podendo ocorrer algumas carências nutricionais.

5. Café deixa-nos mais ativos
Verdade. Ao consumi-lo ficamos mais alertas devido ao seu poder estimulante. É por isso que aquele café da tarde é tão precioso.

No entanto, esse efeito não funciona com pessoas acostumadas a consumir altas doses de cafeína.

6. Café diminui a dor de cabeça
Verdade. A cafeína possui a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo, contraindo os vasos do cérebro.

Acredita-se que seja essa vasoconstrição obtida pela cafeína seja responsável, ao menos em parte, pelo alívio de certas dores de cabeça. Mas só funciona se for tomado no início da crise da dor.

7.Café ajuda a emagrecer
Verdade. O que acontece é que a cafeína acelera o metabolismo e promove a queima de gordura.

8. Posso consumir quanto café eu quiser
Mentira. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e também com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA), uma ingestão considerada moderada de cafeína para um adulto é de 300 a 400 mg por dia. Ou seja, duas doses de café expresso ao dia. Mais do que isso é contraindicado.

9. Café vicia
Verdade. A bebida, por ser um estimulante, causa certa dependência ao consumo. Quando paramos de tomar abruptamente, podemos sentir um pouco de dor de cabeça e sonolência. Mas não é nada grave, cerca de dois dias depois os sintomas desaparecem.

10. Grávidas não devem tomar café
Verdade. Durante toda a gestação é recomendado que a mulher não beba muito café, nem consuma diariamente alimentos ricos em cafeína, porque em excesso ela pode causar sérias alterações, como diminuição do crescimento do bebé e até mesmo prematuridade.

Caso seja uma apreciadora de cafés e não consegue ficar sem o seu café, a sugestão é consumir a bebida descafeínada que não compromete a saúde do bebé.

Foto: Instagram