Atualidade

Namorada de pai de Gabriel investigada também por morte da própria filha

Ana Julia Quezada está debaixo de fogo no país de vizinho. A namorada do pai de Gabriel, menino desaparecido em Almería, em fevereiro, e que foi encontrado morto na mala do carro daquela, a 11 de março, já tinha sido detida por suspeitas de homicídio do menino. E agora a polícia decidiu reabrir a investigação sobre a morte da sua própria filha.

O caso remonta a 1996 mas tinha sido concluído por se acreditar ter sido uma morte acidental. A menina, de quatro anos (ainda que alguns media falem que teria sete anos), morreu ao cair da janela de casa em Burgos, Espanha.

Na altura levantaram-se suspeitas de que tinha sido atirada “porque o edifício tinha janelas difíceis de abrir”. E agora, no decorrer desta investigação sobre a morte de Gabriel, tudo voltou ao de cima.

A polícia iniciou esta nova investigação no domingo, depois de receber um telefonema de uma mulher que afirmou que Ana Julia cuidou de uma menina durante os anos que viveu em Burgos. Menina que, confirmam agora as autoridades espanholas, era a sua própria filha.

A criança era fruto de uma relação anterior de Ana Julia com um homem do seu país, a República Dominicana. Foi o namorado daquela nessa altura – que não era o pai da menina – que encontrou o corpo da menor.

Quezada tinha-se mudado do seu país natal para Burgos em 1995. Ali viveu durante cerca de cinco anos até se ter mudado, com um outro namorado, para Las Negras, onde abriu um pub que se chama “Black”. Terá tido entretanto uma outra filha que, agora com cerca de 20 anos, continua a viver em Burgos.

O namoro com o pai de Gabriel, Ángel Cruz, começou há cerca de um ano e meio. E Ana Julia Quezada, de 35 anos, é a principal suspeita da morte do rapaz. Disse às autoridades que tinha o cadáver do menino no carro porque temia que alguém o encontrasse no poço onde estava escondido.

A mulher participava ativamente nas buscas pela criança, que desapareceu no passado dia 27 de fevereiro em Las Hortichuelas, uma localidade no município de Níjar (província de Almería).

Gabriel Cruz desapareceu no dia 27 de fevereiro depois de ter saído de casa da sua avó paterna, Carmen, onde passava a ponte festiva do Dia da Andaluzia e onde também estava Ana Julia. O menino ia a casa dos primos, que vivem a cerca de 100 metros de distância. A avó diz que o viu afastar-se mas não apareceu em casa dos primos.

Ana Julia participou nas operações de busca desde o início, junto ao pai do menino, seu namorado, mas adensou as suspeitas que já existiam sobre si quando, no dia 3 de março, disse às autoridades que tinha encontrado uma camisola do menino numa zona de Las Negras que já tinha sido passada a pente fino pela polícia. A camisola estava ainda seca, quando havia chovido nos dias anteriores à sua alegada descoberta.

Entretanto o cantor David Bisbal mostrou um ajuntamento de pessoas de Almería em homenagem ao menino. “Orgulhoso da minha terra! Almería! Todos com Gabriel. Muita força para os seus familiares! Vai-se fazer justiça”, escreveu no vídeo, partilhado depois da detenção de Ana Julia Quezada, no domingo.

Imagens: Redes Sociais