Moda

Inês Torcato emancipa-se com identidade própria no palco principal

Aos 27 anos, a jovem estilista extravasa o que bebeu desde o nascimento. Do pai, o criador Júlio Torcato, herdou o talento e também o apelido que, no seu caso, é artístico, mas é de forma bastante independente que se afirma agora na passerelle principal do Portugal Fashion.

Perante uma excelente casa, a ex-bloomer apresentou “Self Portrait (Touch)”, somando mais coordenados à coleção apresentada, há quase dois meses, na AltaRoma, em Itália.

“Acaba por ser uma coleção no seguimento das outras, mas um bocadinho mais experimental. Mantenho a mesma linha do clássico, da parte de homem, da alfaiataria, mas depois também tenho alguns materiais mais técnicos como o nylon que nunca tinha usado”, começou por explicar, depois da estreia no palco dos grandes.

Num outro patamar, Inês arriscou novas técnicas e introduziu estampados numa parceria com a escritora e letrista Regina Guimarães. Destaque ainda para as maxi lãs executadas à mão e pintadas pela própria criadora.

Com as palavras embrulhadas pela emoção da primeira vez, a jovem assumiu estar “mais calma do que pensava”. “Há uma semana, andava a mil e com aquela ansiedade, mas com o aproximar da hora dos desfiles e como correu tudo tão bem, a tensão começou a passar”, comentou, entre solicitações de quem a queria parabenizar.

A par de Inês Torcato e também saído do espaço Bloom, David Catalán foi o designer seguinte, antes de Carla Pontes sugerir “vibrações, tremores” com propostas contemporâneas e muito urbanas.

Pé de Chumbo, Meam e o sempre rebelde Hugo Costa remataram a primeira parte do segundo dia de moda, antes da entrada em cena de Luís Buchinho, Micaela Oliveira e Miguel Vieira.

Veja as propostas de Inês Torcato:

Fotos: Portugal Fashion e MoveNoticias