Atualidade

Festival da Canção: Cláudia Pascoal vence final e leva “O Jardim” à Eurovisão

Guimarães foi, no domingo à noite, o berço da música, confirmando que não falta talento em Portugal. Ao todo foram 14 os temas que passaram pelo palco do Pavilhão Multiusos de Guimarães, sagrando-se vencedora a cantora de Gondomar.

Com o tema “O Jardim” da autoria de Isaura, Cláudia Pascoal conquistou 22 pontos, os mesmos que Catarina Miranda com “Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada”, mas a primeira foi a preferida no televoto e, segundo as regras, neste ano, a vontade do público é soberana, apesar de ter ficado em segundo na avaliação do júri regional.

Depois de ter participado no “Ídolos” e, mais recentemente, no “The Voice Portugal”, Cláudia, que começou a tocar guitarra aos 15 anos, será assim a sucessora de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção que se realizará a 8, 10 e 12 de maio, no Altice Arena, em Lisboa.

A representante lusa, por ser do país anfitrião, segue direta para o último dia do certame europeu, sem passar pelas semifinais. “Não acredito que vou estar na Eurovisão, no meu país”, confessou a jovem, de 23 anos, após a consagração.

Cláudia não foi sempre a favorita, mas nos últimos dias, começou a liderar as preferências, depois da desistência de Diogo Piçarra que foi acusado de plagiar uma música da IURD, preferindo sair de cena para não alimentar mais polémicas.

E, mais uma vez, tal como aconteceu com Salvador, o site especializado WiwiBloggs, um dos mais credíveis no que concerne à Eurovisão, avançou na quinta-feira anterior que “O Jardim” seria o seu favorito à vitória no Festival da RTP e não falhou. Horas antes da final, as redes sociais também reforçaram a tendência.

O tema vencedor tem uma letra inspirada na avó da autora falecida há um ano. Isaura pôs no papel o sentimento que Cláudia cantou, dando forma melódica à saudade e eternizando quem partiu fisicamente, mas ficará para sempre na memória pelas mãos e voz da dupla vencedora.

Fotos: RTP