Moda

Cores que devemos ter no nosso armário para ser mais felizes

Normalmente vestimo-nos de acordo com o nosso estado de espírito. Mas na realidade são as cores das roupas que nos influenciam. O Dia Internacional da Felicidade foi comemorado ontem, 20 de março, mas pode celebrá-lo todos os dias.

De acordo com a psicologia da cor – disciplina que se está a desenvolver de forma muito rápida nos últimos anos e que é principalmente analisar como o cérebro humano reage à percepção de cores – se quiser estar feliz há que saber umas regras. E essas regras dizem respeito, claro, à cor do seu vestuário. Ora veja:

Amarelo

Costuma-se dizer que se todos gostassem de uma certa coisa, o que seria do amarelo? Como se o amarelo fosse a cor que ninguém gosta.

Na verdade se há cor positiva ela é esta. É perfeita para os dias mais cinzentos (quer lá fora, quer dentro de nós), pois confere otimismo, energia e alegria.

Azul

Ao contrário do amarelo, são várias as pessoas que têm peças de roupa em tons azuis. Se é desse tipo de pessoa, pois saiba que é provável que tenha um caráter calmo, mas uma grande força interior.

Ao invés, se não há nem sinal desta opção cromática nos seus looks, não desespere. Pode sempre começar a pensar em encher o armário, caso queira melhorar o seu estado de espírito, pois claro.

Verde

A psicóloga Eva Heller estudou muito a cor e publicou um livro em 2004 chamado ‘Psicologia das cores: Como as cores influenciam os sentimentos e a razão’. Nele as cores são explicadas para atuar no nosso cérebro e estimular diferentes ligações neurais.

Isso traduz-se em emoções e comportamentos específicos para cada cor, que abre todo um campo de pesquisa para a psicoterapia cromática. E o verde dá uma sensação de paz, calma e otimismo.

Violeta

Outra das tonalidades que aumentará as nossas doses de felicidade é o violeta intenso (ou ultravioleta/ultra violet como o batizaram na Pantone, já que é a cor do ano de 2018).

Está relacionado com a criatividade, sabedoria e imaginação. Inclua-o em vestidos de primavera ao estilo Victoria Beckham ou Giambattista Valli – como na foto em cima – ou de uma maneira mais subtil através dos acessórios minimalistas.

Vermelho

Outra das virtudes das cores, além do seu poder de determinar, em dado momento, o nosso humor, é a sua capacidade de transformar qualquer estilo.

Vermelho, associado à paixão, entusiasmo e energia, será capaz de elevar – com um mínimo de detalhes – o conjunto mais suave e básico. E é também a cor preferida das estrelas nas passadeiras vermelhas pois marca logo um ‘statement’.

Branco

Costuma ser uma das eleições das figuras públicas em eventos mais formais. Na verdade, fica bem em qualquer situação, dando logo a sensação de elegância (caso o outfit ajude, claro).

O branco, como qualquer tom neutro, dá-nos tranquilidade e equilíbrio. Quase como se estivéssemos a falar de música. Quando estamos deprimidos, pomos música triste. Com o branco nem precisamos disso.

Tons pastel

Tornaram-se nos favoritos do ‘street style’. Nesta alternativa cromática têm a maneira perfeita de trazer um olhar feminino e romântico para a sua aparência.

Na psicologia da cor, esses tons (que são o resultado da adição de branco ao seu equivalente mais saturado) são identificados com calma e relaxamento, dois elementos que nos podem ajudar na busca da felicidade.

Preto

No extremo oposto das cores alegres, encontramos o preto, curiosamente um dos tons mais elegantes, sofisticados e amados dos amantes da moda.

Mas se quisermos usar esse tom é porque estamos tristes? Nem por isso. Tanto é um reflexo das emoções e do modo de pensar sobre o assunto, como no caso de uma mulher de negócios pode denotar seriedade, elegância, formalidade ou distinção.

Fotos: MoveNoticias, Instagram e Divulgação