Atualidade

Confirmado: Salvador Sobral vai atuar na final da Eurovisão

Faltam dois meses para a semana eurovisiva, que terá lugar em Portugal, e a RTP volta a fazer um programa especial para dar conta das novidades do certame.

Esta segunda-feira Gonçalo Madaíl (diretor da RTP e diretor criativo da Eurovisão 2018), Nuno Galopim (consultor do festival e supervisor criativo) e Henrique Amaro (consultor artístico no evento) foram os responsáveis por dar as boas-novas.

E uma delas inclui Salvador Sobral. “Vai haver um regresso ao palco do Salvador Sobral. Com o tema vencedor e um tema inédito”, disse Madaíl.

A atuação do cantor de “Amar Pelos Dois” será na final da Eurovisão, a 12 de maio.

Também ficamos saber os convidados musicais desse mesmo dia. Branko, Ana Moura, Mariza e Beat Bombers subirão ao palco da Altice Arena.

Comecemos pelas fadistas. Elas atuarão no intervalo do festival. Ou seja, depois da apresentação das canções finalistas e antes da votação começar.

“Não pode faltar a tradição. Pela primeira vez no mesmo palco vamos ter Ana Moura e Mariza lado a lado”, anunciou Nuno Galopim.

Branko também será o responsável por parte do intervalo. Ele trará a vertente moderna necessária.

“Um dos desafios era dar atenção ao nosso país. O Branko, fundador e produtor dos Buraka Som Sistema, vai, junto com outras vozes da lusofonia, criar uma atuação. Mostrar essa faceta moderna”, frisou Henrique Amaro.

Os Beat Bombers ficarão com a responsabilidade de “criar a banda sonora para o desfile de bandeiras”. Basicamente, no início de cada final eurovisiva, os artistas concorrentes desfilam de forma a que se saiba quem são e que países representam.

Este desfile de bandeiras acontece desde 2013 e normalmente têm uma música de fundo. Pois a dupla Beat Bombers irá criar essa música.

Ficamos ainda a saber que o EuroClub (género de discoteca para delegações, funcionários, artistas, jornalistas e os fãs acreditados) já não vai ficar no Cais do Sodré, mas sim numa discoteca do Terreiro do Paço. Estará aberta de 6 a 12 de maio.

Portanto “fica encostado à Eurovillage”, frisou Madaíl. A Eurovillage (diminutivo de Eurovision Village) é um espaço existente em cada cidade anfitriã para que todo o público possa ‘viver’ um pouco melhor esta experiência eurovisiva. Em Lisboa ficará a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço.

A entrada é gratuita, há várias atividades, diverso merchandising e muita música do Festival entre 4 e 12 de maio.

Há ainda novidades sobre os bilhetes. “A última vaga a nível mundial de venda de bilhetes abre a 5 de abril às 10h00”, informou Gonçalo Madaíl.

“Há bilhetes para todos os espetáculos: os 3 oficiais (duas semifinais e uma final), os 3 ensaios de júri e os 3 ensaios para famílias”, explicou, ele que esteve a assistir ao vivo à final do festival sueco, no sábado, e ficou maravilhado com a “quantidade de famílias que vão”.

As duas semifinais do Festival da Eurovisão serão a 8 e 10 de maio. A grande final é dia 12.