Cultura

Cinema: Estreias de 22 de Março

Aparição
Sinopse: Final dos anos 50. Um jovem escritor e professor, Alberto Soares, tem a sua primeira colocação no Liceu de Évora, uma cidade rural, inóspita e moralista. Encontra-se com o médico local e amigo do seu falecido pai, o Dr. Moura, de quem logo se torna protegido e que o acolhe no seu núcleo familiar. Alberto deixa-se fascinar pelas belas filhas do médico: Ana, a mais velha, casada com o latifundiário Alfredo, uma mulher inteligente, carente e frontal; Sofia, uma jovem provocadora, sensual e inconsequente; e Cristina, a mais nova, um inatingível e inocente talento musical.

Alberto começa a tomar notas para um futuro romance inspirado pela nova vida em Évora. No liceu, durante as aulas, expõe os seus pensamentos e impressiona um aluno em particular, Carolino. Ainda de luto pela morte do pai, as suas convicções existencialistas geram polémica na cidade provinciana e acaba por entrar em choque com Chico, um intelectual frustrado, amigo da família e primo de Carolino.

Entretanto, a obsessão de Alberto pela morte torna-se cada vez mais real e avassaladora, tornando-o na personagem central do livro que pretende escrever.

O envolvimento de Alberto com a família do Dr. Moura resulta ainda numa relação amorosa e cúmplice com Sofia que, ao mesmo tempo, namora com Carolino, num triângulo amoroso que leva a uma rivalidade passional e inicia uma espiral de violência.

Atores: Jaime Freitas, Victória Guerra, Rita Martins, João Cachola, Dinis Gomes, Rui Morisson

Realizador: Fernando Vendrell

Veja o trailer:

Gringo
Sinopse: Um homem de negócios norte-americano com interesses numa empresa farmacêutica prestes a entrar na bolsa de valores vê a sua vida virada do avesso por um incidente no México.

Atores: David Oyelowo, Charlize Theron, Joel Edgerton, Amanda Seyfried, Thandie Newton, Sharlto Copley, Michael Angarano, Kenneth Choi, Harry Treadaway, Melonie Diaz, Yul Vasquez, Alan Ruck, Paris Jackson, Diego Cataño

Realizador: Nash Edgerton

Veja o trailer:

Hostis
Sinopse: Em 1892, um lendário oficial de cavalaria aceita relutantemente uma última missão antes de se reformar. Deverá escoltar um chefe Cheyenne moribundo e a respetiva família através de território perigoso até à reserva no Montana onde ficarão a viver. Durante a perigosa travessia do Novo México até às planícies do Montana, os antigos inimigos encontram uma jovem viúva, cuja família foi assassinada. Juntos, unirão forças para sobreviver às provações da tortuosa paisagem, a comanches hostis, e outros contratempos que vão encontrando pelo caminho.

Atores: Christian Bale, Rosamund Pike, Ben Foster, Jesse Plemons, Stephen Lang, Paul Anderson, Scott Wilson, Rory Cochrane, Q’orianka Kilcher, Peter Mullan, Adam Beach, Wes Studi, Timothée Chalamet, Bill Camp, David Midthunder, Robyn Malcolm, Dicky Eklund Jr., Tanaya Beatty, Jonathan Majors, Stafford Douglas

Realizador: Scott Cooper

Veja o trailer:

Maria Madalena
Sinopse: Retrato autêntico e humano da enigmática figura bíblica de Maria Madalena, uma jovem em busca de um novo modo de vida. Contrariando os costumes da época, Maria Madalena desafia a sua família conservadora para se juntar a um movimento social liderado pelo carismático Jesus de Nazaré e rapidamente descobre o seu lugar no centro de uma viagem que terminará em Jerusalém.

Atores: Rooney Mara, Chiwetel Ejiofor, Joaquin Phoenix, Ryan Corr, Lior Raz, Tahar Rahim

Realizador: Garth Davis

Veja o trailer:

No Intenso Agora [Documentário]
Sinopse: Feito a partir da descoberta das cenas que a mãe do realizador filmou como turista na China em 1966, durante o início da Revolução Cultural, “No Intenso Agora” trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional.

Às cenas da China, somam-se imagens de arquivo dos eventos de 1968 na França, na Checoslováquia e, em menor extensão, no Brasil. Na tradição do filme-ensaio, o documentário interroga como as pessoas que participaram naqueles acontecimentos – vividos com alegria, encantamento, convicção generosa, medo, decepção e desalento – seguiram adiante após o arrefecimento das paixões.

Realizador: João Moreira Salles

Veja o trailer:

O Capitão
Sinopse: Nas últimas semanas da Segunda Guerra Mundial, o jovem cabo Willi Herold em fuga encontra um uniforme de capitão. Sem pensar, veste o uniforme e assume-se como oficial. Os soldados dispersos rapidamente se reúnem em redor dele, felizes por terem encontrado um novo comandante. Com receio de ser desmascarado, Herold assume gradualmente o papel de capitão sem escrúpulos e sucumbe à intoxicação do poder.

Atores: Max Hubacher, Milan Peschel, Frederick Lau, Bernd Hölscher, Waldemar Kobus, Alexander Fehling, Samuel Finzi, Wolfram Koch, Britta Hammelstein, Sascha Alexander Geršak, Rike Eckermann, Marko Dyrlich, Blerim Destani, Haymon Maria Buttinger, Hendrik Arnst, Eugenie Anselin, Jörn Hentschel, Alexander Hörbe, Annina Polivka, David Scheller

Realizador: Robert Schwentke

Veja o trailer:

Sherlock Gnomes
Sinopse: Os gnomos de jardim Gnomeo e Julieta recrutam o conhecido detetive Sherlock Gnomes para investigar o misterioso desaparecimento de outros ornamentos.

Vozes: Johnny Depp, Emily Blunt, James McAvoy

Realizador: John Stevenson

Veja o trailer:

Wonderstruck: O Museu das Maravilhas
Sinopse: Baseado no romance de Brian Selznick, “Wonderstruck: O Museu das Maravilhas” conta a história de Ben e Rose, duas crianças separadas por 50 anos, que desejavam secretamente que as suas vidas fossem diferentes.

Ben há muito anseia conhecer o pai, enquanto Rose sonha com uma misteriosa atriz cuja vida ela acompanha através de recortes de jornais que guarda num caderno. Quando Ben descobre uma pista intrigante sobre o pai e Rose lê um entusiasmante título num jornal, ambos partem à descoberta daquilo de que sentem falta e as suas histórias acabam por se desenvolver numa simetria hipnotizante.

Atores: Julianne Moore, Michelle Williams, Cory Michael Smith, Tom Noonan, Oakes Fegley

Realizador: Todd Haynes

Veja o trailer:

Últimas Conversas [Documentário]
Sinopse: Realizado a partir de entrevistas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes da sua morte (em Fevereiro de 2014), o filme procura entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editando pela sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e a versão final é assinada por João Moreira Salles.

Realizador: Eduardo Coutinho

Veja o trailer: