Cultura

Cinema: Estreias de 8 de Março

Lady Bird
Sinopse: Christine “Lady Bird” McPherson não o reconhece, mas tem uma personalidade igual à da mãe, Marion – apaixonada, opinativa e profundamente teimosa. Marion trabalha incansavelmente como enfermeira para sustentar a família após Larry, seu marido e pai de Lady Bird, ter perdido o emprego na sequência da crise económica. O filme explora o humor e os sentimentos presentes na turbulenta ligação entre uma mãe e a sua filha adolescente. Passado em Sacramento, na Califórnia, em 2002, no meio de um cenário de rápida mudança da economia americana, “Lady Bird” traça um retrato das relações que nos moldam, das crenças que nos definem e da incomparável beleza do sítio a que chamamos “lar”.

Atores: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Lois Smith, Stephen Henderson, Odeya Rush, Jordan Rodrigues, Marielle Scott, Jake McDorman, John Karna, Bayne Gibby, Laura Marano, Marietta DePrima, Daniel Zovatto, Kristen Cloke, Andy Buckley, Paul Keller

Realizadora: Greta Gerwig

Veja o trailer:

A Idade da Pedra
Sinopse: No princípio dos tempos, quando dinossauros e mamutes peludos vagueavam pela Terra, um destemido homem das cavernas une a sua tribo contra um poderoso inimigo e salva o dia.

Vozes: Eddie Redmayne, Tom Hiddleston

Realizador: Nick Park

Veja o trailer:

Categoria 5
Sinopse: Um grupo de criminosos infiltra-se numas instalações do Departamento do Tesouro dos EUA para roubar 600 milhões de dólares. O plano de fuga envolve usarem um furacão de categoria 5, o pior alguma vez documentado, para se esconderem das autoridades. No meio de tudo, uma agente do Tesouro americano e um caçador de tempestades com um passado sombrio tentam sobreviver à tempestade, salvar os reféns e impedir os criminosos de executarem o seu arriscado golpe, antes que toda a cidade fique reduzida a ruínas.

Atores: Toby Kebbell, Maggie Grace, Ryan Kwanten, Ralph Ineson

Realizador: Rob Cohen

Veja o trailer:

Correspondências
Sinopse: O filme foi inspirado pelas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78). Por razões políticas e circunstâncias da vida, Jorge de Sena viu-se forçado a partir para o Exílio. Foi primeiro para o Brasil e, mais tarde, para os E.U.A., onde seguiu carreira académica. Sena nunca conseguiu voltar para o seu país. A correspondência entre os dois poetas testemunha uma continuada busca da liberdade, numa época de grande pressão, vivida sob o fascismo. Ao mesmo tempo, as cartas revelam uma profunda afinidade entre dois seres. Estamos perante esse sentimento raro, a Amizade, que sobrevive ao tempo e à ausência e que ambos querem levar intacta até à morte. Através da poesia e desta escrita epistolar, o filme constitui um diálogo extenso no tempo e no “desejo de suprir anos de distância em horas de conversa”. Simultaneamente, o filme procura correspondências com as nossas próprias vidas, ficcionando sobre as ligações e correntes que nos mantêm juntos.

Atores: Eva Truffaut, Pierre Léon, Rita Durão, Anna Leppänen, Luís Miguel Cintra

Realizadora: Rita Azevedo Gomes

Veja o trailer:

Escolhe Tu!
Sinopse: Batatas fritas ou salada? Amigos ou amantes? Direita ou esquerda? A vida é marcada por pequenas e grandes decisões. O problema de Julieta é que é completamente incapaz de decidir sobre qualquer coisa. Assim, mesmo aos 40 anos, ainda pede ao pai e aos seus dois melhores amigos para escolherem por ela. É então que a sua vida amorosa lhe prega uma partida e coloca diante dela Paul e Etienne, charmosos e tão diferentes, um do outro. Inevitavelmente, o coração de Julieta balança e, pela primeira vez, ninguém pode decidir por ela.

Atores: Alexandra Lamy, Arnaud Ducret, Jamie Bamber, Anne Marivin, Sabrina Ouazani, Lionnel Astier, Jérôme Commandeur, Arnaud Henriet, Benjamin Jungers, Elise Diamant, Xavier Alcan, Laure Hennequart

Realizador: Eric Lavaine

Veja o trailer:

Fidelidade Sem Limite
Sinopse: Quando Gino conhece Bibi é a paixão. Total e incandescente. Mas Gino tem um segredo. Daqueles que colocam tanto a sua vida como a vida dos que o rodeiam em grande perigo. Gino e Bibi terão de lutar contra tudo e todos: contra a razão e contra as suas próprias famílias para se manterem fiéis ao seu amor.

Atores: Matthias Schoenaerts, Adèle Exarchopoulos, Jean-Benoît Ugeux, Kerem Can, Sam Louwyck, Stefaan Degand, Corentin Lobet, Igor van Dessel, Gaël Maleux, Charley Pasteleurs, Dimitry Loubry

Realizador: Michaël R. Roskam

Veja o trailer:

Marvin
Sinopse: Marvin Bijou, não segue o estereótipo masculino e sofre um intenso e brutal bullying, tanto na escola como em casa. Quando cresce, foge para Paris numa tentativa desesperada de mudança, tornando-se escritor e performer e infiltrando-se nos círculos da elite parisiense.

Atores: Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois, Vincent Macaigne, Catherine Salée, Catherine Mouchet, Charles Berling, Isabelle Huppert, Rebecca James, Philippe Ohrel, India Hair, Jules Porier, Timéo Bolland, Lorenzo Lefèbvre, Constance Dollé, Yannick Morzelle

Realizador: Anne Fontaine

Veja o trailer:

Proud Mary – A Profissional
Sinopse: Taraji P. Hanson é Mary, uma assassina profissional que trabalha para o crime organizado em Boston. Após matar um traficante de droga, fica a saber que a vítima deixou um filho orfão. Um ano depois, salva o rapaz das ruas e vê a sua vida mudar para sempre…

Atores: Taraji P. Henson, Billy Aaron Brown, Jahi Di’Allo Winston, Danny Glover, Margaret Avery, Billy Brown, Xander Berkeley, Neal McDonough, Owen Burke, Alex Ziwak, Jose Guns Alves, Arthur Hiou, Leah Procito, David Chen, Jim Ford, Therese Plaehn, Joseph Oliveira, Marinko Radakovic, Adrian M. Mompoint, Rob Lévesque, Bo Cleary

Realizador: Babak Najafi

Veja o trailer: