Atualidade

Celebridades “marcham pelas nossas vidas” contra as armas

Várias cidades dos EUA, e do mundo, estiveram este sábado em protesto em reação ao massacre na Escola de Parkland, quando 17 pessoas foram mortas num tiroteio.

Ao todo realizaram-se cerca de 800 manifestações e desfiles, com os jovens em destaque e muitas celebridades a marcar presença e igualmente a “marchar pelas nossas vidas” (March For Our Lives) contra as armas.

Em Washington, uma multidão percorreu as avenidas entre a Casa Branca e o Capitólio, com a imprensa local a dar conta de mais de meio milhão de pessoas, adolescentes e adultos, a pedirem medidas para que se ponha fim à violência armada. Nesta manifestação de Washington viam-se cartazes a pedir que a situação não se repita.

Em Nova Iorque e Los Angeles o cenário foi idêntico.

Paul McCartney – que lembrou John Lennon -; George Clooney e a mulher Amal; Kendall Jenner; Hailey Baldwin; Selena Gomez; Maria Shriver – jornalista, do clã Kennedy e ex-mulher de Arnold Schwarzenegger -; Amy Schumer; Jaden Smith e tantas outras caras conhecidas estiveram nas ruas.

Demi Lovato, Ariana Grande e Miley Cyrus foram algumas das artistas que passaram pelo palco montado na capital norte-americana. Enquanto elas cantaram, os jovens e os sobreviventes do tiroteio no liceu da Califórnia, ocorrido em fevereiro, discursaram e deixaram todos emocionados.

O poder das palavras foi tanto que houve quem não tivesse ido mas acompanhou tudo à distância, pela televisão ou pelas redes sociais.

Foi o caso de Jennifer Lopez, que não esteve presente, mas viveu tudo através da mãe e da filha que foram; de Daniela Ruah que disse que apoia “sinceramente este incrível movimento”; e de Iva Domingues – a viver nos EUA – que partilhou várias imagens do que se passou durante o dia de sábado.

Maria Shriver, como jornalista que é, aproveitou a passagem pelo protesto para ir fazendo entrevistas e mostrando assim aos seus seguidores nas redes sociais o que se estava a passar nas ruas.

Primeiro entrevistou duas alunas de Parkland, que revelaram que a comunidade está “diferente” desde que ocorreu o massacre – perpetrado por um antigo estudante com distúrbios mentais mas que tinha livre acesso a armas de fogo militares -, e depois falou com a atriz e humorista Amy Schumer, que elogiou a iniciativa dos jovens.

Veja algumas das imagens do protesto de sábado, pelo olhar das figuras públicas:

Imagens: Instagram