Atualidade

Atentado em França: Morreu polícia “herói” e português em estado crítico

Arnaud Beltrame, tenente-coronel da Gendarmerie do departamento de Aude que se ofereceu em troca da libertação de reféns ao ‘jihadista’ autor dos ataques de Trèbes e Carcassonne, no sudoeste de França, esta sexta-feira, dia 23, acabou por não resistir aos ferimentos.

O oficial de polícia morreu este sábado de manhã e o Presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem declarando que “caiu como um herói” nos ataques, deu “provas de uma coragem e de uma abnegação excecionais” e que merece “a admiração da nação inteira”.

O oficial de 45 anos, casado e sem filhos, tinha ficado gravemente ferido depois de ser baleado pelo autor dos ataques, Redouane Lakdim, de 26 anos, que sequestrou trabalhadores e clientes num supermercado de Trèbes, afirmando agir em nome do grupo extremista Estado Islâmico.

As homenagens ao polícia “herói” sucedem-se.

“A República deve-se curvar ao sacrifício do tenente-coronel Arnaud Beltrame que, para proteger os franceses, morreu pela França. Os pensamentos movem-se pela sua eterna gratidão aos soldados da Gendarmaria”, escreveu Nicolas Sarkozy, ex-presidente do país, no Instagram.

Também Valérie Trierweiler, antiga primeira-dama (foi companheira de François Hollande), frisou o “herói” que é Arnaud Beltrame.

Os ataques ocorreram em Carcassonne e Trèbes, no sul de França e provocaram cinco mortos, incluindo o atacante, que foi abatido pelas autoridades, além de 16 feridos, dos quais dois graves.

No supermercado de Trèbes o homem armado matou logo duas pessoas, depois de ter tirado a vida a um homem – de nacionalidade francesa – que seguia num carro, na mesma zona. O condutor do veículo, um português, está em estado crítico.

Renato Silva, jovem de 26 que se juntou aos pais emigrantes em França depois de ter completado os estudos em Coimbra, tinha sido dado como morto pelo Governo português durante o dia de sexta-feira. Ao final do dia a informação foi retificada.

O Governo português justificou a retificação da história com “erros na comunicação” entre entidades envolvidas.

Na manhã desta sexta-feira um homem armado barricou-se num supermercado em Carcassonne, no sul de França, resultando daí quatro mortos, incluindo o terrorista, e 16 feridos. Com a morte do polícia, este sábado, aumentou para cinco as vítimas mortais.

A polícia tratou o caso como um ataque terrorista. O homem abatido tratava-se de Redouane Lakdim, de 26 anos, e agiu ao serviço do Daesh.

Fotos: Redes Sociais