Atualidade

Vídeo: Asia Argento descreve em lágrimas violação às mãos de Harvey Weinstein

A atriz e cineasta, de 42 anos, terá sido vítima de dois ataques sexuais do outrora poderoso produtor de Hollywood. Tudo aconteceu há cerca de 20 anos, mas Asia Argento descreveu tudo agora no programa de televisão de Rose McGowan, atriz que também terá sido violada por Weinstein.

“Só me lembro da primeira vez. Não me lembro da segunda. É que houve uma segunda vez”, disse Asia, perante uma Rose McGowan revoltada. “Apagaste?”, perguntou-lhe esta. “Sim”, respondeu a italiana.

“Lembro-me de chegar e sair. E de estar a chamar o elevador enquanto fazia isto [faz gesto a limpar a boca com as mãos enojada]”, admitiu, descrevendo que se sentiu “como um animal” quando uma das assistentes de Weinstein a viu logo após o segundo encontro. A tal assistente que agora decidiu contar tudo.

“E ela viu-me. E escreveu-me um e-mail a dizer: ‘Desculpa, lembro-me’… e nunca respondi”, revelou Argento em lágrimas.

O vídeo faz parte de ‘Citizen Rose’, novo programa de McGowan no canal E!, e foi divulgado pela própria Argento no seu Twitter.

Questionada – por elementos da produção que lhe iam fazendo perguntas enquanto as duas mulheres comparavam histórias – sobre se isso transformou a sua vida, Asia foi peremtória: “Eu queria que fosse mais suave. Isto deixou-me complicada. Isto deixou-me pior como pessoa”.

A realizadora não tem dúvidas que foi ‘escolhida’ por Harvey por ser “a presa perfeita”. Sem se perceber muito em concreto – porque ela não o revelou – que passado é esse que a italiana fala, sabe-se apenas que foi doloroso.

“Eu já estava ferida”, Argento diz a McGowan. “Eles reconhecem aquelas que foram feridas e foi assim que eles conseguiram entrar, como um pequeno crack que eles reconhecem. Nós tínhamos algo, uma ferida que eles poderiam reconhecer… como espíritos malignos”.

A entrevista já mereceu a reação de outras atrizes que quiseram mostrar o seu apoio a Asia Argento. Foi o caso de Selma Blair e Ellen Barkin que, através do Twitter, frisaram a importância de falar sobre estes casos e na responsabilização criminal de Weinstein.

O produtor, através dos seus advogados, já tinha quebrado o silêncio ao acusar McGowan de contar uma “mentira enorme”, referindo-se à violação. Isto aconteceu horas antes da estreia do programa de Rose.

A atriz, uma das primeiras a acusar o produtor destes crimes e uma das mais ativas a denunciar outros casos idênticos, também lançou um livro de memórias intitulado ‘Brave’ (‘Corajoso’).

No livro, McGowan descreve, graficamente, a sua alegada experiência com Harvey no Sundance Film Festival em 1997, tinha ela 23 anos. Ela diz que ele lhe arrancou as roupas, empurrou-a para um jacuzzi e fez sexo oral nela enquanto se masturbava.

Weinstein diz que ‘Citizen Rose’ e tudo o que Rose conta é “uma performance” para ganhar audiência e protagonismo.

Até à data 84 mulheres acusaram o produtor de assédio e abusos sexuais, incluindo violação. Ele nega a parte do sexo ter sido não consentido.

Asia Argento e Rose McGowan

Imagens: Redes Sociais e Wikipédia