Atualidade

Rita Ribeiro arrasada após assumir ter fibromialgia: “Forma de egoísmo e crueldade”

Quando a atriz foi ao ‘Você na TV’ revelar ter sido diagnosticada com aquela patologia “há dois anos” para servir de inspiração para outros doentes, estava longe de imaginar toda a repercussão negativa da sua entrevista.

Muito menos de que seria a própria Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia (APDF) a que lhe dirigiria as críticas mais duras.

Mas foi isso mesmo que aconteceu. A APDF emitiu um comunicado a arrasar por completo o testemunho de Rita Ribeiro, de 62 anos, que, diz, foi uma péssima escolha de doente com fibromialgia para ser entrevistada na televisão.

A atriz, refere o comunicado, é “uma pessoa pública que revela ser um ser humano com demasiada leveza de sentimentos, quase a atingir a leviandade”.

Mostrou “desconhecer e desprezar o sofrimento de tantos milhares de doentes que não possuem a sua capacidade económica para tratar uma doença que exige um permanente acompanhamento multidisciplinar, de forma a poder ser minimamente suportável e não incapacitante”.

Isto porque Rita Ribeiro destacou não estar a ser medicada e que luta contra a fibromialgia com “caminhadas diárias, de quatro ou cinco quilómetros”, “uma suplementação bastante grande”, acupuntura, ginástica e ioga. A isto, juntou-se uma mudança na “alimentação toda”.

A APDF sublinha que a artista é “uma doente privilegiada”, que “possui tempo e capacidade económica para se fazer rodear de tudo aquilo que o seu organismo vai pedindo no seu dia-a-dia, cumprindo o rigor das exigências que a fibromialgia lhe provoca” e que “tem a felicidade de poder estar rodeada de anjos que a controlam e ajudam de acordo com as suas necessidades”, realidade que não é transversal a todos os fibromiálgicos.

“Que bom deve ser, de facto, estar rodeada de anjos que faz a Rita Ribeiro conseguir fazer abrandar toda a sintomatologia de uma doença que não é, de todo, para quem tem de trabalhar e não tem um único anjo para ajudar!”, acrescentou a associação num tom algo irónico.

Os Doentes com Fibromialgia repudiam ainda o momento em que Rita Ribeiro considerou que “ter sido diagnosticado com fibromialgia foi uma bênção”. “Não me levem a mal dizer isto. Fez com que eu me cuidasse muito mais”, disse a atriz, garantindo que a fibromialgia “não é incapacitante desde que uma pessoa se trate e se cuide”.

“Há termos que nunca devem ser usados, nem sequer em sentido figurado, quando se fala de uma doença que afeta tantos milhares de doentes de uma forma tão grave”, atira a APDF, que na mesma nota defende que, perante o discurso da atriz, esta “só poderá ser atingida por um grau mínimo da fibromialgia”.

“Foi muito infeliz a Rita Ribeiro por se ter esquecido ou até ignorar os milhares de doentes fibromiálgicos que não têm as possibilidades que veio mostrar publicamente que diz possuir, revelando uma forma de egoísmo e crueldade que só poderemos lamentar.”

No comunicado, a associação “louva a postura” de Cristina Ferreira, “que demonstrou estar bem informada sobre a patologia em causa e que conseguiu prestar uma informação minimamente correta do que sofrem os doentes portadores desta patologia e de uma forma minimamente informada, soube defendê-los”.

A apresentadora “salvou esta triste reportagem, colocando-se ao lado de quem tanto sofre com a fibromialgia”, mas a convidada, Rita Ribeiro, “foi muito mal escolhida para prestar o seu testemunho como figura pública e como portadora de fibromialgia”.

Rita Ribeiro já tinha sido atacada nas redes sociais nas horas seguintes à entrevista. Como forma de defesa, a atriz entrou na discussão para dizer que não vai “entrar em competição com quem tem mais ou menos dores!”

“Nunca pensei tornar público um assunto que é da minha vida pessoal, mas quis partilhar soluções que na minha experiência me fizeram ter uma melhor qualidade de vida! Em qualquer questão o que todos nós, seres humanos, precisamos é de soluções! Mas é o meu ponto de vista e respeito todos os outros!”, explicou a atriz, que integrou recentemente o elenco da novela ‘A Herdeira’, também da TVI.

Rita termina a mensagem desejando “as maiores felicidades para todas estas senhoras” que demonstraram estar contra o seu depoimento. “Mas ocorre-me dizer que “destilar” azedume não contribui em nada para a nossa saúde!”, atirou.

Fotos: MoveNoticias e Redes Sociais