Saúde & bem-estar

Recolha medicamentos para ajudar as instituições do país

A Jornada de Recolha de Medicamentos (JRM), principal iniciativa do Banco Farmacêutico, irá realizar-se este sábado, 17 de fevereiro, entre as 9h00 e as 19h00.

Esta iniciativa decorrerá, pela primeira vez, em todos os distritos de Portugal Continental, abrangendo 230 farmácias aderentes, que terão como principal objetivo recolher medicamentos para auxiliar 100 instituições de solidariedade social (IPSS).

Esta é já a X Jornada, sendo que nas nove edições anteriores, o Banco Farmacêutico entregou um total de 82 mil medicamentos e produtos de saúde a diversas instituições de solidariedade social. Só em 2017 conseguiu angariar um total de 14 mil medicamentos, uma subida bastante significativa face aos anos anteriores.

Para a concretização deste objetivo, é fundamental o papel que as farmácias aderentes têm no desenvolvimento de toda esta iniciativa, uma vez que no dia da Jornada, serão elas que recolherão medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde que serão doados a cada uma das IPSS.

Igualmente importante, é o papel que os voluntários irão desempenhar ao longo de toda esta ação, estando presentes em cada farmácia e divulgando a importância que o Banco Farmacêutico tem a todos os utentes.

Na X Jornada de Recolha de Medicamentos participarão 600 voluntários que se disponibilizarão para ajudar esta causa.

Para Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico, “ao longo destes 10 anos de Banco Farmacêutico, temos vindo cada vez mais a sensibilizar os portugueses para a importância de ajudarem as pessoas mais carenciadas, através da doação de algo essencial, mas tantas vezes inacessível: medicamentos”.

“É com um enorme orgulho que, todos os anos, verificamos que os números de medicamentos doados aumentam e que este ano, pela primeira vez, vamos conseguir estar presentes em todos os distritos de Portugal Continental. É, por todas estas razões, que achamos essencial agradecer a todos os portugueses que têm doado medicamentos, porque sem eles era impossível concretizar esta iniciativa ao longo de 10 anos”, afirmou.

Importa referir que só podem ser doados medicamentos novos, seguros, de qualidade e que não tenham saído do circuito do medicamento, ou seja, são apenas aceites medicamentos dispensados nas farmácias.

A X Jornada de Recolha de Medicamentos conta com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da Ordem dos Farmacêuticos, da Logista Pharma, da Tranquilidade e da Farmácia Distribuição.

Para saber mais sobre a iniciativa e quais as farmácias e instituições abrangidas pela recolha de 2018, visite o site www.bancofarmaceutico.pt.