Saúde & bem-estar

Não consegue dormir? Saiba o que comer quando tem insónias

As insónias afetam muitas pessoas por isso todos sabemos o que não devemos comer antes de ir para a cama. Chocolate, café, refrigerantes e chá-verde, por terem substâncias excitantes, estão proibidos.

As dietas muitos restritivas em carboidratos também o põem a passar as noites em claro. Mas existe uma lista de alimentos que lhe garantem um bom descanso.

Eles são:
Soja orgânica
Se já passou dos 40 anos, talvez tenha percebido algumas mudanças no sono. A isoflavona do grão é uma aliada das mulheres no climatério (pré-menopausa), que, por causa da queda nos níveis das hormonas, não dormem muito bem.

Vários estudos já comprovaram esse poder – o mais recente, publicado na revista ‘Nutrition’, mostrou: as voluntárias que consumiam duas ou mais porções diárias de soja apresentavam uma probabilidade duas vezes maior de dormir as tão sonhadas oito horas por noite do que as que rejeitavam o grão.

Kiwi, cereja, ameixa
Fonte de melatonina, são frutas que funcionam como um sedativo natural, por isso reserve-as especialmente para a noite. Experimente fazer um batido com 1/2 kiwi e um punhado de cerejas congeladas.

Leguminosas
São facilmente digeridas, além de ótimas opções de proteína vegetal e, por isso, perfeitas para substituir a carne no jantar. Consuma grão-de-bico, lentilha ou ervilha (1 concha média) ou, ainda, tofu orgânico (1 fatia fina) e cogumelos (1 chávena de chá).