Álbuns da Semana

Meio século à prova com críticas ao vazio contemporâneo após longa reflexão

Cantor, produtor, editor, letrista, compositor… e sempre romântico. O enquadramento é perfeito, pois não há muito tempo celebrou-se o Dia dos Namorados. Se dúvidas ainda restam, é com o aclamado Tozé Brito que começamos as nossas sugestões musicais para a semana.

O disco ‘A Memória do Amor’ chegou esta sexta-feira (16) às lojas e pretende assinalar os 50 anos de carreira de um artista que soube evoluir com o tempo e é um nome incontornável da música portuguesa. Ainda assim, recusou qualquer tipo de tecnologia na gravação deste trabalho.

São 11 temas feitos ao primeiro ‘take’ e é talvez nas imperfeições que mora a maior riqueza do disco, que conta ainda com participações de Ana Moura, António Zambujo, Pedro Vaz e Ana Gomes.

Num lote tão mágico de canções, difícil foi escolher um. Porque não há tempo a perder, acabamos por optar pelo tema ‘Já Se Faz Tarde, Vai’ e não nos arrependemos, tal a suavidade que sai da voz do artista.

Do romantismo de Tozé Brito passamos para o rock psicadélico da banda norte-americana ‘MGMT’. Um movimento que seria bem mais arriscado, caso este disco da banda norte-americana não rompesse com as origens, quase a roçar o pop, e não falasse de temas como o conteúdo que parece escapar à modernidade.

Quase cinco anos desde o lançamento do seu último álbum de estúdio, os MGMT ressurgiram das cinzas com ‘Little Dark Age’, num trabalho que critica de forma direta alguns comportamentos naturais do homem contemporâneo, como a presença incessante nas redes sociais.

O quarto álbum da banda chegou sob o selo Columbia Records e com uma sonoridade menos experimental, o que permite que seja mais fácil de absorver do que os anteriores registos.

O tema título é um espelho disso mesmo, embora o vídeo apresente uma série de elementos sombrios, incluindo um fantasma preto. A qualidade, contudo, é clara como a água.

Em 2015, o duo dream pop ‘Beach House’ lançou dois discos, ‘Depression Cherry’ e ‘Thank Your Lucky Stars’. Depois, seguiram-se três anos de reflexão até que ‘Lemon Glow’ começou a ser preparado.

Em breve estará nas lojas e grande parte dos que os ouviram atuar ao vivo em Portugal, na edição 2017 do Vodafone Paredes Coura, certamente estão ansiosos pela chegada deste novo disco.

Para já, é apenas conhecido o tema que dá nome ao álbum e esse não defrauda as expectativas criadas durante estes três anos de espera.

‘Lemon Glow’, a canção, é lenta e abafada, conforme é característico nesta banda, mas torna-se simultaneamente envolvente graças às pequenas texturas instrumentais e às vozes mágicas que nos parecem levar para outro mundo. Entre então nesta viagem encantadora, enquanto espera pelos restantes temas da obra.