Off the record

Margarida Bakker: um novo nome na representação com legado de luxo

Quase a fazer 22 anos e a terminar a licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema, a jovem prova que “quem sai aos seus não degenera”. Falamos da filha mais velha da atriz Alexandra Lencastre que está em cena atualmente, com uma peça fraturante, no Teatro da Comuna, em Lisboa.

Em “Je Suis Werther”, Margarida Bakker é Carlota, a namorada da estrela rock protagonista numa história em que o sexo e as drogas servem o guião adaptado “de Werther [de Goethe] à luz da realidade do século XXI”.

Sem falsos pudores, em nome da profissão que há muito é da mãe e que cedo a conquistou, surpreende num papel tão arriscado como ousado, deixando adivinhar que tem muito para dar na representação.

O apelido não engana e quem conhece a história de Alexandra Lencastre, sabe que Margarida é fruto do casamento com Piet Hein Bakker, com quem tem ainda Catarina, de 19 anos.

A par do legado materno, Margarida também terá herdado algo do talento do produtor holandês que, da relação atual com Patrícia Silva, tem outras duas filhas, Mónica, de 9 anos, e Rita, de 11, que surpreende já como atriz no papel de Maria na novela da TVI “A Herdeira”.

Há cerca de quatro anos, quando decidiu estudar representação, a promissora artista deixou a mãe algo apreensiva, embora tenha sempre contado com o seu apoio incondicional.

Na altura, Alexandra assumiu-se “angustiada” por “não existir trabalho certo neste meio”, mas também com vontade de, um dia, contracenar com a filha. A relação entre as duas é de cumplicidade e Margarida é a maior fã de Lencastre.

A dar os primeiros passos no teatro, a jovem denota uma personalidade muito independente e, no Facebook, declara-se solteira, avisando que um namorado terá que perceber a sua singularidade.

Com tanta atitude, ficamos na expectativa de ver Margarida Bakker em cena com a matriarca que, na maioria das vezes, fez de má da fita com inegável credibilidade, a mesma que empresta a qualquer papel.

Fotos: redes sociais