Atualidade

Manuel Maria Carrilho condenado por agressões a Pedro Stretch

O ex-ministro da Cultura foi condenado a pagar uma multa no valor de 2400 euros, em substituição de uma pena de oito meses de prisão por ofensa à integridade física qualificada e injúria agravada contra o pedopsiquiatra dos filhos.

O caso remonta a janeiro de 2016 quando Manuel Maria Carrilho agrediu e insultou Pedro Strecht, que deu um parecer sobre o estado psicológico dos filhos do arguido durante o processo de divórcio com a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães.

As agressões aconteceram no intervalo de uma das sessões do julgamento do processo de promoção da proteção da guarda dos dois filhos. Manuel Maria Carrilho terá empurrado Pedro Strecht contra a parede.

O médico deu um parecer sobre o estado psicológico dos filhos do ex-casal durante o processo de divórcio que não agradou o antigo governante.

“Foi então desde logo nossa ideia clínica que as consultas ao Dinis estariam a evidenciar a instrumentalização emocional desta criança pelo pai, dotando-o de uma carapaça defensiva em relação a qualquer tipo de intervenção terapêutica que se deseja neutra”, considerou o especialista.

Manuel Maria Carrilho tinha já sido condenado em dois outros processos, que já transitaram em julgado, pelo crime de difamação e ameaça agravada a familiares de Bárbara Guimarães. Um transitou em julgado em 2016 e outro já este ano.