Atualidade

José Cid quebra o silêncio depois de ser afastado do Festival

O músico tem mais anos de carreira que muitos dos que concorreram à primeira semifinal do Festival da Canção – quer compositores, quer intérpretes -, mas ainda assim não escapou às críticas.

José Cid compôs e cantou o tema “O Som da Guitarra É A Alma De Um Povo” que, apesar de ter tido seis pontos do televoto, recebeu um ‘mísero’ ponto do júri.

Ficou empatado no sétimo lugar com outras duas canções e acabou por não conseguir passar à final (mesmo com o tal erro no televoto que obrigou a uma troca de finalistas).

Houve quem o criticasse nas redes sociais (aliás, um clássico na internet) e houve quem desse conta do abandono dos estúdios da RTP por parte de Cid antes do anúncio total das votações.

Pois agora o músico quebrou o silêncio.

“Sigo Cantando”, começou por escrever José Cid no Facebook, referindo-se a um tema seu com esse nome.

“Ah!…Esta é a minha resposta às injustiças que me fazem, às más línguas, às invejas, e aos que me querem destruir… porque eu … “Sigo Cantando””, continuou.

“Acima de tudo aqui fica um FORTE abraço e um enorme OBRIGADO ao público anónimo que me segue, me apoia, me admira e me protege!”, prosseguiu, numa clara referência ao voto dos telespectadores, em detrimento dos jurados que o ‘trucidaram’ na votação.

“Para todos vocês OBRIGADO e só para vocês eu …”sigo cantando””, despediu-se o “tio Zé”.

De seguida partilhou a tal música, que tem na letra a seguinte frase: “Cantando como um soldado que volta da guerra”.

José Cid participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1968 com “Balada para Dona Inês”, que se tornou um clássico.

Seguiram-se outras participações, sendo que venceu em 1980 com “Um Grande, Grande Amor” (mais conhecida por ‘Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye’) e em 1998 com “Se eu te Pudesse Abraçar”, interpretado pelos Alma Lusa, sendo que neste caso era compositor e um dos elementos do grupo encabeçado por Inês Santos.

Aliás, “Um Grande, Grande Amor” ficou em sétimo lugar na Eurovisão, um dos melhores resultados de sempre de Portugal.

Portanto é natural que quando Cid percebeu que iria ser ‘arrasado’ na votação deste ano, fosse para o carro, onde ouviu lá o resultado através do direto da Antena 1 e logo depois abandonasse o recinto sem prestar declarações aos jornalistas.

Até porque este tema iria ser interpretado com o seu sobrinho Gonçalo Tavares, mas por divergências “a nível artístico”, tal não se concretizou.

Ouça/recorde então “O Som da Guitarra É A Alma De Um Povo”:

Imagens: RTP e Youtube