Atualidade

Estarreja espalha animação e samba dia e noite

Em Estarreja o Carnaval não são três dias, pois os festejos já decorrem há um mês, mas a partir de 9 de fevereiro e até terça-feira, dia 13, a festa entra em ebulição.

Seja pelos corsos: Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grandes Corsos de domingo gordo e terça de Carnaval, às 14h30. Seja pelo programa de animação complementar com concertos de Bispo, Deau ou Tito Paris, com os tradicionais bailes ou os espetáculos de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio e da batucada radical.

Domingo gordo e terça-feira de Carnaval, vive-se um dos pontos altos do evento, o Grande Corso Carnavalesco com a presença dos 12 grupos, 13 carros alegóricos e 1000 figurantes.

Os cortejos são caracterizados pelo ritmo das 5 escolas de samba e pelas brincadeiras dos 7 grupos de folia, que desde há uns meses trabalham empenhadamente para apresentar um espetáculo com qualidade, cor, criatividade, ritmo e animação.

Nas noites de sábado e segunda a festa da folia volta à Praça Francisco Barbosa com a Batucada Radical às 22h00, que conduzirá os foliões até ao Parque do Antuã.

No domingo, o tradicional Baile dos Bombeiros, no antigo quartel, pôs toda a gente a dançar.

Aliás, pela noite dentro, a cidade mascara-se nos bares do centro onde as habituais festas e a folia se concentram.

Hoje, segunda-feira, a tradição repete-se e o grupo Escala 5 dá o mote para a dança no Baile de Gala organizado pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Haverá prémio para a melhor fantasia.

Tito Paris, a voz de Cabo-Verde e um dos maiores embaixadores da música cabo-verdiana, enche o Espaço Folia de mornas, coladeiras, funaná e ritmos de fusão, a partir das 23h00. Dançar é o mote e o grupo local Axé Brasil dará o ritmo logo de seguida, a partir das 00h30.

Fotos: Hugo Monteiro