Atualidade

Diogo Piçarra recebe aval de fãs da Eurovisão

Foi o vencedor absoluto da segunda semifinal do Festival da Canção e firmou-se ainda mais como o favorito para representar Portugal na Eurovisão.

Horas depois caiu em desgraça nas redes sociais porque alguém, num ‘timing’ perfeito, se lembrou de partilhar um hino da IURD de há décadas – que nem era um tema original – para o poder acusar de plágio.

O cenário ideal para estragar as hipóteses de Diogo Piçarra e da sua “Canção do Fim” na grande final, de 4 de março.

O cantor teve de emitir um comunicado e esta terça-feira voltou às redes para deixar uma mensagem de agradecimento aos seus fãs, a quem trata de “família”. “Rodeia-te dos melhores e serás melhor”.

Tendo em conta o apoio que ele e a sua música têm tido fora do país, aparte estas polémicas, é indicativo de alguma coisa.

Comecemos pelas apostas/preferências dos fãs eurovisivos.

O site grego ‘Oikotimes’, dedicado a notícias do universo festivaleiro, lançou uma sondagem pouco depois da segunda semifinal para saber quem é que os seguidores gostariam que vencesse o certame de Portugal.

Diogo Piçarra está em primeiro com mais de 26% dos votos. Seguem-se Cláudia Pascoal (“O Jardim”) e Lili (“O Voo das Cegonhas”).

O britânico ‘Wiwibloggs’ – o mesmo que Salvador Sobral lia quando ainda não estava em Kiev – já tinha feito entrevista ao Piçarra na altura em que a RTP apresentou os intérpretes das canções.

Voltou a entrevistá-lo depois da segunda semifinal, mas basta percorrer os comentários deixados num e noutro vídeo para perceber que há fãs que se apaixonaram logo por Diogo. Alguns literalmente.

“Canção do Fim é uma música maravilhosa! Maravilhosamente simples, da mesma forma que a de Salvador no ano passado. Isto parece digno de um vencedor e uma progressão natural do ano passado”, comentou um seguidor.

Claro que entre estas reações há outras mais inflamadas e ainda outras que, servindo-se do alegado plágio, criticam o tema que não gostam.

Passemos ao Youtube.

“Canção do Fim” já tem 622 mil visualizações. E Piçarra surge em primeiro nas listas feitas por fãs quanto a preferências à vitória no Festival da Canção.

Houve um utilizador de Youtube, que costuma partilhar os seus tops festivaleiros, que fez um vídeo com todas as 26 músicas do certame de Portugal e, sim, “Canção do Fim” está em primeiro.

Também a plataforma ‘ESCunited’, que põe um dos colaboradores a assistir às seleções nacionais e a adivinhar quem passa, pôs Piçarra a ganhar o Festival e, até, a ter uma boa classificação na Eurovisão.

Em relação ao assunto plágio, a última palavra é sempre da EBU, organizadora da Eurovisão. Portanto, mesmo quem exija à RTP uma desclassificação de Piçarra, isso será pouco provável de acontecer. Nem é assim que funciona o Festival (que recebe todos os anos acusações inflamadas de plágio e dirigidas a qualquer país).

Quanto à final de 4 de março em Guimarães, já está esgotada. Portanto, se não comprou bilhete, contente-se em ver tudo pela RTP a partir das 21h00 de domingo.

Imagens: Youtube, Reprodução e Instagram