Cultura

Cinema: Estreias de 15 de Fevereiro

15:17 Destino Paris
Sinopse: Realizado por Clint Eastwood, “15:17 Destino Paris”, conta a história verídica de três homens que se transformaram em heróis com um ato de coragem. Ao início da tarde de 21 de Agosto de 2015, o mundo assistiu em silêncio enquanto os meios de comunicação relatavam um ataque terrorista frustrado, ocorrido no comboio Thalys #9364 com destino a Paris. Um ataque evitado por três corajosos jovens americanos que viajavam pela Europa.

O filme segue a história dos três amigos, desde as dificuldades na infância até encontrarem o seu caminho na vida, culminando numa série de eventos improváveis que conduziram ao ataque. Ao longo da dura experiência, a sua amizade nunca é posta em causa, tornando-se na melhor de todas as armas e permitindo que salvassem as vidas das mais de 500 pessoas a bordo daquele comboio. Anthony Sadler, Alek Skarlatos, Guarda do Parque Nacional de Oregon, e Spencer Stone, que serve na Força Aérea Americana, compõem o trio heróico que desempenha os seus próprios papéis no filme.

Atores: Anthony Sadler, Judy Greer, Lillian Solange Beaudoin, Bryce Gheisar, Jaleel White, Jenna Fischer, Alek Skarlatos, Ray Corasani

Realizador: Clint Eastwood

Veja o trailer:

Alias Maria
Sinopse: Maria, de 13 anos, recrutada pela guerrilha colombiana, dirige-se a uma cidade vizinha com outros três soldados. O grupo tem a missão de entregar em segurança o bebé recém-nascido do comandante. Ninguém sabe, mas Maria esconde um segredo: está grávida, algo proibido na guerrilha. Durante a missão, o segredo é revelado e ela foge para evitar o aborto forçado. Através dos olhos de Maria, viajamos pelos devastadores resultados deste conflito armado: as cidades devastadas por massacres, os camponeses apanhados no fogo cruzado, os pais que perderam os filhos e as crianças e jovens que tentam crescer em normalidade num meio onde a violência e a morte estão sempre presentes.

Atores: Karen Torres, Carlos Clavijo Cobos, Erik Ruiz, Anderson Gómez, Carmenza González, Lola Lagos, Julio Pachón, Fabio Velazco

Realizador: José Luis Rugeles Gracia

Veja o trailer:

Black Panther
Sinopse: “Black Panther” acompanha T’Challa após os acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil”, quando regressa a casa, a isolada e tecnologicamente avançada nação africana de Wakanda, para assumir o papel de Rei após a trágica morte do pai. O aparecimento de antigo inimigo, vai testar a força T’Challa enquanto Rei e como Black Panther, e arrastá-lo para um conflito que coloca em risco o destino de Wakanda e do mundo.

Atores: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Forest Whitaker, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Daniel Kaluuya, Winston Duke, Florence Kasumba, Angela Bassett

Realizador: Ryan Coogler

Veja o trailer:

The Florida Project
Sinopse: Orlando, Florida. Um paraíso soalheiro ao qual acorrem anualmente milhões de turistas de todo o mundo. Um reino mágico que preside sobre incontáveis parques temáticos, jantares com espectáculos e estâncias de férias. Mas a escassos passos desta área de deslumbramento e felicidade, decorre uma história bem diferente. A história de uma precoce menina de 6 anos e do seu grupo de amigos numas férias de Verão cheias de assombro infantil, possibilidades e um sentimento de aventura, enquanto os adultos à sua volta lutam para sobreviver.

Atores: Willem Dafoe, Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Caleb Landry Jones, Valeria Cotto, Christopher Rivera, Macon Blair, Karren Karagulian, Sandy Kane, Carl Bradfield, Sabina Friedman-Seitz, Gary B. Gross, Aiden Malik, Sonya McCarter, Mela Murder, Josie Olivo, Rosa Medina Perez, Jasineia Ramos, Kit Sullivan, Patti Wiley

Realizador: Sean Baker

Veja o trailer:

Human Flow – Refugiados
Sinopse: A crise dos refugiados representada numa escala épica através de imagens capturadas por drones e telemóveis, chega poderosamente através deste novo documentário pelo conceituado artista Ai Weiwei. Durante 2016 o realizador viajou por 23 países e procura narrar histórias de coragem, resistência e adaptação desta crise que até hoje já obrigou mais de 65 milhões de pessoas a abandonar as suas casas em busca de novas vidas. Uma história atual e sem fim e o seu impacto global na humanidade.

Realizador: Ai Weiwei

Veja o trailer: