Lifestyle

Campo Pequeno enche-se de chocolate para todos os gostos

Entre 1 e 4 de fevereiro, o Campo Pequeno vai promover pelo quinto ano consecutivo ‘O Chocolate em Lisboa’, uma iniciativa para a qual é esperada a participação de chefs de pastelaria de restaurantes e hotéis com estrelas Michelin, mestres chocolateiros, inúmeros produtores/marcas nacionais e expositores de todo o mundo, prontos a dar a conhecer as suas propostas aos cerca de 26 mil visitantes esperados.

Com um programa diversificado e convidativo, dirigido a apreciadores e curiosos de todas as idades, ‘O Chocolate em Lisboa’ deste ano terá como ponto incontornável o Choco Cooking, com fantásticas e elucidativas sessões sobre a arte de cozinhar e trabalhar o chocolate, levadas a cabo ao vivo por reconhecidos chefs de pastelaria e mestres chocolateiros.

Entre estes contam-se Carlos Valente – Hotel Vila Vita e Américo Santos – restaurante Belcanto (ambos com duas estrelas Michelin), Francisco Siopa – Hotel Ritz-Carlton Penha Longa, Ricardo Tiago, da Casa de Chá da Boa Nova, Tiago Bonito, do Hotel Casa da Calçada, Patrícia Godinho, do restaurante Eleven (estes 4 com uma estrela Michelin) e Francisco Moreira, formador na Calebaut Academy Belgium.

Adicionalmente, o Campo Pequeno vai ainda acolher um vasto alinhamento de chefs cujas criações incluem chocolate nos seus ingredientes. Serão mais de 30 sessões distribuídas pelos 4 dias do evento, diariamente entre as 11h00 e as 21h00.

No sábado, dia 3, o destaque irá para os workshops. “Os Celíacos e o Chocolate” é um dos sugeridos no âmbito da saúde, mas há mais propostas. A pensar nas famílias, o Workshop “Delícia de Chocolate com Cremoso de Morango”, promete deliciar miúdos e graúdos.

Já “A Rota do Cacau Venezuelano” vai por o cacau no mapa deste que é um dos países produtores de excelência da América do Sul. A participação nos Workshops é feita mediante inscrição e pagamento antecipado através do endereço eletrónico [email protected].

O primeiro dia d”O Chocolate em Lisboa’ servirá também para anunciar os vencedores do concurso “Chocolates da América Latina”, um desafio lançado até 28 de janeiro aos apreciadores das artes culinárias com chocolate para destacar a excelência na elaboração de produtos com cacau proveniente de países da América Latina, numa de três categorias possíveis: tablete, bombom ou trufa.

Para Vasco Cornélio, responsável pela Área de Eventos do Campo Pequeno, “as potencialidades do mundo do cacau e do chocolate são imensas e o interesse crescente do público nesta iniciativa mostra-nos que há margem para crescermos e nos abrirmos ainda mais ao mundo”.

A organização do evento tem como consultores especializados a equipa constituída por Odete Estevão e Luis Ascenção, Presidente do Cacau Clube de Portugal e Consultor de Pastelaria, respetivamente.

Os bilhetes para entrada têm o valor de 2€ para crianças dos 6 aos 11 anos e de 4€ para o público a partir dos 12 anos; a entrada é gratuita para crianças com idade igual ou inferior a 5 anos.

Fotos: Facebook