Saúde & bem-estar

Brinquedos sujos podem adoecer o seu filho, saiba como limpá-los

Brinquedos espalhados pelo chão fazem parte do cenário de todas as casas onde vivem crianças pequenas. E é por isso que é importante limpar os objetos que vivem nas mãos delas.

“Os peluches coletam todo o pó da casa, além de acumularem ácaros, bactérias e impurezas químicas”, disse o biomédico Fábio Griciúnas ao ‘UOL’.

Podem ainda causar doenças respiratórias e infecções, como conjuntivite.

Veja como limpar esse e outros brinquedos de maneira eficiente.

1. Peluches
Nunca use inseticidas e outros produtos químicos, lembre-se de que a criança tem contacto direto com o objeto.

Se for lavar na máquina, coloque o peluche dentro de uma fronha (tire roupas e acessórios) ou de um saquinho para roupas delicadas.

Utilize sabão de coco líquido ou neutro, que são menos abrasivos. “Se for lavar à mão, deve utilizar somente a espuma com sabão, esfregar delicadamente, enxaguar bem e colocar para secar à sombra”, fala a personal organizer Cintia Covre.

Também tenha cuidado para não guardar o brinquedo húmido.

2. Brinquedos manchados com caneta de feltro
Segundo a personal organizer Patida Mauad, manchas de caneta de feltro em tecido podem ser retiradas com desmaquilhante.

Aplique-o sobre a mancha e esfregue com a escovinha. Deixe por dez minutos e termine a limpeza com sabão de coco.

“Outra dica é aquecer leite e aplicar na mancha. Feito isso, use o mesmo processo do sabão em coco”, conta Patida.

Em brinquedos emborrachados, você pode usar pomadas com peridóxido de benzoíla (indicadas para tratamento de acne). Passe na mancha, leve ao sol por quatro horas ou mais. Depois, é só limpar bem com um pano húmido e deixar secar bem.

3. Brinquedos de E.V.A.
Os brinquedos de E.V.A. (material muito usado em brinquedos para bebés, como por exemplo aqueles tapetes interativos) podem ser lavados com água e sabão neutro e secar à sombra.

Se for um tapete deste material, pode, primeiramente, limpar com vassoura ou aspirador e, depois, passar um pano limpo com álcool.

“Nós costumamos deixar as crianças pequenas deitadas nesse material, por isso é importante higienizar bem e retirar qualquer resíduo de sujidade”, salientou Cíntia.

4. Brinquedos de madeira
Fácil de limpar, apenas com um pano seco e limpo. Basta retirar o pó.

A madeira suga qualquer produto, então, é melhor não molhar e, se isso acontecer, deixe secar bem ao sol.

5. Brinquedos de banho
Geralmente são de látex e fáceis de higienizar com água e sabão neutro.

“É importante tirar toda a água que possa ter ficado dentro, para evitar o aparecimento de algas patogénicas, fungos e bactérias”, afirma o biomédico.

6. Metal
Use um pano limpo com álcool para esterilizar e limpar. Se não for de ferro, pode limpar com água, detergente neutro e uma esponja (use a parte macia).

7. Eletrónicos
Importante ler o manual de instruções do produto.

Segundo Patida Mauad, uma estratégia que vale para muitos desses brinquedos é borrifar álcool isopropílico numa flanela e aplicar no brinquedo eletrónico.

Foto: Instagram/HappyShoots