Televisão

“SuperNanny” sai da antena da SIC por ordem do tribunal

Depois de toda a polémica envolvida, é oficial: o terceiro episódio de SuperNanny já não vai ser emitido pela SIC, no próximo domingo. A decisão foi tomada no seguimento do pedido urgente do Ministério Público para a suspensão do formato.

A juíza Cláudia Alves assinou esta tarde, no Tribunal de Lisboa Oeste, um despacho judicial onde permite que a estação de Carnaxide continue a emitir o programa, mas com várias condições, mudando a essência do produto importado e já emitido em outros 20 países.

Para ser transmitido, teria que haver alterações nos “filtros de imagem e de voz, quer dos menores, quer dos seus progenitores, quer de quaisquer outras pessoas que intervenham ou participem no programa e que, por vínculo familiar ou com os menores, permitam identificá-los”.

Face a estas exigências, a estação de Carnaxide decidiu suspender a próxima emissão porque “as alterações que o tribunal impõe ao formato inviabilizam a sua transmissão”. Uma decisão que a SIC Notícias já avançou ser “provisória e apenas relativa ao programa do próximo domingo”.

Contudo, caso o canal decida contrariar a decisão judicial, incorrerá numa multa de 15 mil euros por cada dia de incumprimento. Quanto ao futuro do formato será apenas decidido no julgamento marcado para o dia 15 de fevereiro.

Em comunicado, a empresa visada destaca que “o programa, que é exibido em países como o Reino Unido ou a Suécia, em canais como a Channel 4 ou a TF1, teve sempre o objetivo de auxiliar pais e educadores a melhorarem a relação com os seus filhos, ajudando a estabelecer regras e limites, criando assim uma dinâmica familiar mais saudável”.

“A SIC continuará a defender os seus interesses e os dos seus telespetadores e irá juridicamente demonstrar a validade dos seus argumentos, bem como a defesa daquilo que acredita ser a liberdade de programação das estações de televisão”, conclui ainda o documento, esperando-se mais capítulos da polémica.